HEPATITIS B, C Y SÍFILIS: PREVALENCIA Y CARACTERÍSTICAS ASOCIADAS A LA COINFECCIÓN ENTRE SOROPOSITIVOS

Autores/as

  • Odeony Paulo dos Santos Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Enfermagem
  • Marise Ramos de Souza Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Enfermagem
  • Cristiane José Borges Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Enfermagem
  • Matias Noll Instituto Federal Goiano, Câmpus Ceres.
  • Fabiano Campos Lima Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Ciências Biológicas Programa de Pós Graduação em Biociência Animal - UFG, na linha de morfofisiologia clínica.
  • Patrícia de Sá Barros Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Fisioterapia Mestrado Profissional em Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.51693

Palabras clave:

Enfermedades sexualmente trasmisibles, Perfil de salud, Pruebas sorológicas, Epidemiología.

Resumen

Fue objetivo del estudio establecer la prevalencia, el perfil epidemiológico y las características asociadas a la co-infección por el virus de la hepatitis B, C y sífilis entre individuos infectados por el virus de la inmunodeficiencia humana. Estudio cuantitativo, realizado por medio del análisis documental de los apuntes de consultas y documentados en prontuario por el equipo multiprofesional de 323 prontuarios registrados y/o en acompañamiento, provenientes de diez municipios del Estado de Goiás. Los datos fueron obtenidos entre los meses de junio y noviembre de 2016 en el Servicio de Asistencia Especializada. Del total de sorologías analizadas, se observó prevalencia de co-infección de 54 (19%) para hepatitis B, siete (2,3%) hepatitis C y 51 (16,2%) sífilis. Las co-infecciones se relacionaban a la edad, al estado civil, multiplicidad de parejas sexuales y baja adhesión al uso del preservativo durante la relación sexual. Los resultados de la investigación podrán contribuir para el planeamiento e implementación de acciones de salud, orientando medidas preventivas para grupos vulnerables a la co-infección.

Biografía del autor/a

Odeony Paulo dos Santos, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Enfermagem

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem Jataí de 2012 a 2017 com desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de: epidemiologia, saúde da mulher, criança e idoso. Representante discente na Comissão de Avaliação Institucional (CAVI/CPA) no período de 2012 a 2017. Experiência no desenvolvimento de extensão e pesquisa nas áreas de promoção e educação em saúde, epidemiologia de doenças transmissíveis e infecciosas com ênfase em infecções sexualmente transmissíveis.

Marise Ramos de Souza, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Enfermagem

Enfermeira. Professora Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí-Go. Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Colaboradora do Programa de Educação Tutorial – PET – Enfermagem/UFG- Regional Jataí- GO.

Cristiane José Borges, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Enfermagem

Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás. Especialização em Docência Universitária e em Saúde da Família. Mestrado em Cuidado Em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutorado em Enfermagem pelaFaculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí-Go, atuando no ensino, pesquisa e extensão na área de Enfermagem, especificamente: saúde coletiva, promoção da saúde e vigilância em saúde. Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE. Membro do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem na Gestão, Desenvolvimento de Pessoas e da Tecnologia de Grupo no Contexto do Trabalho em Saúde (NEPEGETS) e de uma Rede de Pesquisa com nome similar na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás(FAPEG. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET -Enfermagem- Regional Jataí. Membro do Comitê Local de Acompanhamento - CLA/PET/ UFG. Representante dos profissionais de Enfermagem no Conselho Municipal de Saúde de Jataí. Conselheira Suplente do Conselho Regional de Enfermagem - COREN- Goiás. Linha de Pesquisa: Envelhecimento e Saúde do Idoso, Grupo de cuidadores de Idosos, Práticas e tecnologias de educação em saúde e Cuidado no contexto da promoção da saúde.

Matias Noll, Instituto Federal Goiano, Câmpus Ceres.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), e realiza Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é parecerista de 15 periódicos científicos nacionais e internacionais, e é professor e pesquisador do Instituto Federal Goiano, onde executa 5 projetos de pesquisa e 3 projetos de extensão. Tem experiência na área de Saúde Pública, Epidemiologia, Educação Física e Bioengenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: postura corporal, biomecânica, avaliação, saúde da criança e do adolescente, dor nas costas e revisão sistemática

Fabiano Campos Lima, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Ciências Biológicas Programa de Pós Graduação em Biociência Animal - UFG, na linha de morfofisiologia clínica.

Biólogo (2007), Mestre em Ciências Veterinárias - Morfologia (UFU-2010) e Doutor de Biologia Animal - Anatomia Funcional (UnB -2015). Atua como professor Adjunto das disciplinas da área de Anatomia Humana Comparativa na UFG. Orienta pesquisas com foco em embriologia, anatomia funcional e ontogenia de répteis. É docente efetivo no PPG em Biociência Animal - UFG, na linha de morfofisiologia clínica.

Patrícia de Sá Barros, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Curso de Fisioterapia Mestrado Profissional em Saúde Coletiva

Fisioterapia (2001) pela Universidade de Ribeirão Preto; Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Goiás e docente efetiva lotada no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em saúde coletiva da UFG.

Publicado

2017-09-28

Cómo citar

dos Santos, O. P., de Souza, M. R., Borges, C. J., Noll, M., Lima, F. C., & Barros, P. de S. (2017). HEPATITIS B, C Y SÍFILIS: PREVALENCIA Y CARACTERÍSTICAS ASOCIADAS A LA COINFECCIÓN ENTRE SOROPOSITIVOS. Cogitare Enfermagem, 22(3). https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.51693

Número

Sección

Artículos originales