A FORMAÇÃO DE UM ELO: UMA PROPOSTA DE ENFERMAGEM PARA A PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES HOSPITALARES
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v6i1.44900Palabras clave:
Infecção hospitalar, Enfermagem, Planejamento participativo.Resumen
Este estudo, realizado em um Hospital Universitário da cidade de Curitiba, propõe o desenvolvimento de um trabalho conjunto entre os profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e equipe multiprofissional de uma unidade de internação, para a prevenção das infecções hospitalares. Foi motivado pela relevância destes profissionais no contexto da prevenção de agravos à saúde, especificamente de infecções hospitalares e na necessidade de buscar novas formas de abordagem, frente à falência dos tradicionais e verticais modelos utilizados até então. No decorrer de seu desenvolvimento, envolveu diversos profissionais da equipe de saúde. O referencial teórico foi subsidiado pelos escritos de Florence Nightingale. A metodologia se baseou no Planejamento Participativo e na Pedagogia da Problematização, conforme estruturados por Juan Diaz Bordenave. O desenvolvimento metodológico abrangeu a reflexão de fatores predisponentes para infecções hospitalares e o planejamento de ações para a prevenção. O estudo propiciou o experienciar de uma nova forma de abordagem, formando um elo entre a equipe multidisciplinar de saúde, constituindo-se num referencial para profissionais de saúde interessados no assunto.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















