O PROCESSO DE RELAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ALUNO DE ENFERMAGEM E PACIENTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44854Palabras clave:
Relações interpessoais, Relação de ajuda, Comunicação terapêutica.Resumen
Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, que teve o objetivo de compreender de que maneira ocorre o processo de relação interpessoal entre aluno de enfermagem e paciente, tendo os mesmos sido previamente instrumentalizados com conteúdos de relação de ajuda, comunicação humana e terapêutica. A análise permitiu evidenciar que a relação interpessoal ocorreu em três estágios interdependentes, com características específicas em cada um, os quais foram denominados aproximação, efetivação e ação. Notamos na descrição do processo da interação que os alunos mostraram habilidade para desenvolver a relação de ajuda, mas é necessário instrumentalizá-los para tal processo, aprendendo a respeitar as diferenças individuais e de organização, reconhecendo formas de abordagem e tipo de ambiente em que ocorre essa interação. Apesar de todas as interferências, o aluno teve um papel ativo quando demostrou que é possível transpor o estágio inicial ao ponto de alcançar o objetivo primordial da Enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1999 Cogitare Enfermagem

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















