CARACTERIZACIÓN DE LAS TENTATIVAS DE SUICIDIO ENTRE ANCIANOS

Autores/as

  • Maycon Rogério Seleghim Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Carolina Manna Bellasalma Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá
  • Thais Aidar de Freitas Mathias Universidade Estadual de Maringá
  • Magda Lúcia Félix de Oliveira Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.25815

Palabras clave:

Tentativa de suicidio, Anciano, Intoxicación, Salud del anciano.

Resumen

Este estudio retrospectivo tuvo por objetivo caracterizar las tentativas de suicidio entre ancianos registradas de enero de 2004 a diciembre de 2010 en un Centro de Información y Asistencia Toxicológica de Paraná. Los datos fueron recogidos de las fichas de ocurrencias toxicológicas de 66 tentativas de suicidio; las variables sociodemográficas y clínicas fueron procesadas en el software Statistics 7,0®, y el test de qui-quadrado fue aplicado al nivel de 5% de significancia. Las tentativas de suicidio entre ancianos representaron 2,47% del total de tentativas registradas, ocurreron en individuos con edad entre 60 y 69 años, con hasta 8 años de estudio, jubilados, procedentes de Maringá y región metropolitana. La tentativa ocurrió por medio de agrotóxicos o medicamentos de uso para tratamiento psiquiátrico. Se concluye que la caracterización de las tentativas de suicidio en esta población permite el planeamiento de acciones preventivas de esta ocurrencia.

Biografía del autor/a

Maycon Rogério Seleghim, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é enfermeiro do Hospital Paraná e secretário-geral da Associação de Pós-graduandos da UEM. Tem experiência nas áreas de Toxicologia com enfâse em Drogas de abuso, e Avaliação em Saúde.

Ana Carolina Manna Bellasalma, Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Saúde Mental. Psicóloga do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá.

Thais Aidar de Freitas Mathias, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (1979), Mestrado (1994) e Doutorado (2002) em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública-USP. Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá-PR, graduação e Pós-Graduação em Enfermagem. Atua em Enfermagem em Saúde Pública, com ênfase em estatísticas e informações em saúde, morbidade, mortalidade infantil e materna, e ainda diagnósticos e análises da situação de saúde de grupos da população.

Magda Lúcia Félix de Oliveira, Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (1978), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Publica e Enfermagem em Doenças Transmissíveis, com ênfase em Assistência Toxicológica, nos seguintes temas: intoxicação, saúde ambiental e ocupacional, família, aids e drogas de abuso, atenção às urgèncias e avaliação em saúde.

Publicado

2012-06-29

Cómo citar

Seleghim, M. R., Bellasalma, A. C. M., Mathias, T. A. de F., & Oliveira, M. L. F. de. (2012). CARACTERIZACIÓN DE LAS TENTATIVAS DE SUICIDIO ENTRE ANCIANOS. Cogitare Enfermagem, 17(2). https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.25815

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL