INSERÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS: A PERSPECTIVA MATERNA

Autores

  • Viviane Marten Milbrath
  • Deise Cardoso Soares
  • Diana Cecagno
  • Simone Coelho Amestoy
  • Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v14i2.15623

Palavras-chave:

Crianças portadoras de deficiência, Socialização, Enfermagem, Disabled children, Socialization, Nursing, Niños portadores de deficiencia, Socialización, Enfermería

Resumo

Frente à relevância da inserção social da criança portadora de necessidades especiais no seu processo de
crescimento e desenvolvimento, objetivou-se com esse estudo conhecer como a mulher/mãe percebe a inserção social de
seu filho portador de necessidades especiais decorrentes do diagnóstico da paralisia cerebral. Pesquisa exploratóriadescritiva
com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com as mães
de crianças que frequentam uma instituição que atende crianças portadoras de necessidades especiais. A análise dos
dados apontou algumas dificuldades encontradas em relação à inserção social da criança num ambiente maior que o
intrafamiliar, com destaque para: locomoção e inserção nos grupos sociais como, por exemplo, a escola. Concluímos que
as principais dificuldades encontradas estão relacionadas às políticas públicas de acesso e inserção, compreendemos que
cabe ao enfermeiro como promotor da saúde incentivar e comprometer estas famílias no resgate da cidadania.

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Publicado

30-09-2009

Como Citar

Milbrath, V. M., Soares, D. C., Cecagno, D., Amestoy, S. C., & de Siqueira, H. C. H. (2009). INSERÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS: A PERSPECTIVA MATERNA. Cogitare Enfermagem, 14(2). https://doi.org/10.5380/ce.v14i2.15623

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL