Open Journal Systems

AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS EMOCIONAIS E AUTOCUIDADO DA PESSOA IDOSA COM DIABETES MELLITUS

Dandara de Fátima Ribeiro Bendelaque, Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho, Stelacelly Coelho Toscano Silveira, Fabianne de Jesus Dias de Sousa, Mariseth Carvalho de Andrade, Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar

Resumo


Objetivo: avaliar os aspectos emocionais e o autocuidado da pessoa idosa com Diabetes Mellitus.

Método: estudo descritivo, exploratório e quantitativo com 105 idosos de um ambulatório em um hospital, localizado na cidade de Belém-Pará-Brasil, realizado no período de julho a setembro de 2022. Utilizaram-se os questionários: dos dados sociodemográficos, econômicos e clínicos; Problems Areas in Diabetes; e de atividades de autocuidado com o Diabetes. Os dados foram analisados com estatística descritiva (frequência e percentual) e análise inferencial com aplicação dos testes: Qui-quadrado; e teste G Aderência.

Resultados: obteve-se baixo sofrimento emocional nos itens: nove (p=0,0001), dez a vinte (p< 0,0001) e boa adesão ao autocuidado dos domínios alimentação geral (p<0,0001), alimentação específica (p<0,0001), cuidado com os pés e medicação (p<0,0001).

Conclusão: os achados podem ser atrelados à orientação adequada sobre seus cuidados diários, contribuindo para a percepção acerca da condição emocional e sua relação com o autocuidado.


Palavras-chave


Idoso; Diabetes Mellitus; Inquéritos e Questionários; Autocuidado; Saúde mental.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.90792