AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS EMOCIONAIS E AUTOCUIDADO DA PESSOA IDOSA COM DIABETES MELLITUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.90792

Palavras-chave:

Idoso, Diabetes Mellitus, Inquéritos e Questionários, Autocuidado, Saúde mental.

Resumo

Objetivo: avaliar os aspectos emocionais e o autocuidado da pessoa idosa com Diabetes Mellitus.

Método: estudo descritivo, exploratório e quantitativo com 105 idosos de um ambulatório em um hospital, localizado na cidade de Belém-Pará-Brasil, realizado no período de julho a setembro de 2022. Utilizaram-se os questionários: dos dados sociodemográficos, econômicos e clínicos; Problems Areas in Diabetes; e de atividades de autocuidado com o Diabetes. Os dados foram analisados com estatística descritiva (frequência e percentual) e análise inferencial com aplicação dos testes: Qui-quadrado; e teste G Aderência.

Resultados: obteve-se baixo sofrimento emocional nos itens: nove (p=0,0001), dez a vinte (p< 0,0001) e boa adesão ao autocuidado dos domínios alimentação geral (p<0,0001), alimentação específica (p<0,0001), cuidado com os pés e medicação (p<0,0001).

Conclusão: os achados podem ser atrelados à orientação adequada sobre seus cuidados diários, contribuindo para a percepção acerca da condição emocional e sua relação com o autocuidado.

Biografia do Autor

Dandara de Fátima Ribeiro Bendelaque, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará.

Enfermeira, Residente em Oncologia e Cuidados Paliativos (HOL/UEPA). Especialista em Saúde do Idoso (HUJBB/UFPA).

Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho, Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA), Belém, Pará.

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará na Escola de Enfermagem “Magalhães Barata” (PPGENF/UEPA). 

Stelacelly Coelho Toscano Silveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (PPGENF-ICS-UFPa). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) / Núcleo de Pesquisa Aplicada ao Desenvolvimento Regional (NUPAD). 

Fabianne de Jesus Dias de Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo( EPE-UNIFESP).

Mariseth Carvalho de Andrade, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), Belém, Pará.

Estatística. Mestre em Cirurgia e Pesquisa Experimental (UEPA). Doutoranda em Ensino em Saúde na Amazônia (UEPA). 

Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará.

Enfermeira. Mestre em Educação, Formação e Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UFPA/PPGENF). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (PPGDT-UFPA).

Publicado

16-04-2024

Como Citar

Bendelaque, D. de F. R., Carvalho, D. de N. R. de, Silveira, S. C. T., Sousa, F. de J. D. de, Andrade, M. C. de, & Aguiar, V. F. F. de. (2024). AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS EMOCIONAIS E AUTOCUIDADO DA PESSOA IDOSA COM DIABETES MELLITUS. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.90792

Edição

Seção

Artigo Original