AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS EMOCIONAIS E AUTOCUIDADO DA PESSOA IDOSA COM DIABETES MELLITUS
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.90792Palabras clave:
Idoso, Diabetes Mellitus, Inquéritos e Questionários, Autocuidado, Saúde mental.Resumen
Objetivo: avaliar os aspectos emocionais e o autocuidado da pessoa idosa com Diabetes Mellitus.
Método: estudo descritivo, exploratório e quantitativo com 105 idosos de um ambulatório em um hospital, localizado na cidade de Belém-Pará-Brasil, realizado no período de julho a setembro de 2022. Utilizaram-se os questionários: dos dados sociodemográficos, econômicos e clínicos; Problems Areas in Diabetes; e de atividades de autocuidado com o Diabetes. Os dados foram analisados com estatística descritiva (frequência e percentual) e análise inferencial com aplicação dos testes: Qui-quadrado; e teste G Aderência.
Resultados: obteve-se baixo sofrimento emocional nos itens: nove (p=0,0001), dez a vinte (p< 0,0001) e boa adesão ao autocuidado dos domínios alimentação geral (p<0,0001), alimentação específica (p<0,0001), cuidado com os pés e medicação (p<0,0001).
Conclusão: os achados podem ser atrelados à orientação adequada sobre seus cuidados diários, contribuindo para a percepção acerca da condição emocional e sua relação com o autocuidado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















