Open Journal Systems

RELAÇÃO ENTRE A DEPRESSÃO E O APOIO SOCIAL PERCEBIDO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DE COMPORTAMENTOS SUICIDAS

Daniel Martínez-Esquivel, Patsy Quesada-Carballo, Yerlin Quesada-Rodríguez, Derby Muñoz-Rojas, Ana Laura Solano-López

Resumo


Objetivo: determinar a relação entre a depressão e o apoio social percebido nos estudantes de enfermagem no contexto de comportamentos suicidas.

Método: análise secundária de dados de um estudo anterior. Amostra do censo dos estudantes de enfermagem na Costa Rica. Coleta de dados realizada por LimeSurvey during 2020 por meio de questionário autoadministrado composto por seção de dados sociodemográficos, inventário de depressão Beck-II e escala multidimensional de apoio social percebido. Foram utilizadas a análise descritiva e a correlação de Pearson.

Resultados: A maioria era do sexo feminino (79,5%), com idade média de 22,15 anos; 85,8% referiram depressão ligeira a mínima; 92,2% referiram elevado apoio social percebido. Foi identificada correlação inversa significativa entre o nível de depressão e a percepção do apoio social (r=-0,44, p<0,01).

Conclusão: Amplia-se a compreensão acerca das condições de saúde mental por parte da ciência da enfermagem para que se possa melhorar as práticas de cuidados em um grupo específico.


Palavras-chave


Depressão; Enfermagem; Estudantes; Saúde Mental; Suicídio.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.87212