ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84547

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Superior, Enfermagem, Educação de Pós-Graduação, COVID-19.

Resumo

Objetivo: relatar as experiências dos autores durante o ensino remoto na pós-graduação em Enfermagem e Saúde, frente à pandemia de Coronavírus, sob a perspectiva de Paulo Freire.

Método: relato de experiência a partir da observação direta e da participação nas atividades do componente curricular, entre março e junho de 2021, em uma universidade pública no Estado da Bahia (Brasil). Os dados foram registrados em um diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados a partir do processo de ação-reflexão-ação.

Resultados: identificaramse três dimensões que descortinaram os horizontes vivenciados no ensino remoto emergencial na perspectiva de buscar a qualificação da educação superior em saúde.

Conclusão: observou-se que os diálogos realizados nas aulas remotas perpassaram por desafios e inovações no planejamento e na prática de aula e ressignificaram o processo de caracterização da prática docente. Evidenciou-se uma perspectiva de proporcionar o curso com qualidade, estimulando o processo de ação-reflexão-ação no ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Itanna Vytoria Sousa Serra, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/ Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Josse Maria Melo Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/ Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/ Professor Titular-Livre

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Jeferson Xavier Pinheiro dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/ Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Laiane da Silva Santana, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/ Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Downloads

Publicado

26-09-2022

Como Citar

Serra, I. V. S., Lima, J. M. M., Silva, G. T. R. da, Santos, J. X. P. dos, & Santana, L. da S. (2022). ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84547

Edição

Seção

Especial Covid-19