Open Journal Systems

ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

Itanna Vytoria Sousa Serra, Josse Maria Melo Lima, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Jeferson Xavier Pinheiro dos Santos, Laiane da Silva Santana

Resumo


Objetivo: relatar as experiências dos autores durante o ensino remoto na pós-graduação em Enfermagem e Saúde, frente à pandemia de Coronavírus, sob a perspectiva de Paulo Freire.

Método: relato de experiência a partir da observação direta e da participação nas atividades do componente curricular, entre março e junho de 2021, em uma universidade pública no Estado da Bahia (Brasil). Os dados foram registrados em um diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados a partir do processo de ação-reflexão-ação.

Resultados: identificaramse três dimensões que descortinaram os horizontes vivenciados no ensino remoto emergencial na perspectiva de buscar a qualificação da educação superior em saúde.

Conclusão: observou-se que os diálogos realizados nas aulas remotas perpassaram por desafios e inovações no planejamento e na prática de aula e ressignificaram o processo de caracterização da prática docente. Evidenciou-se uma perspectiva de proporcionar o curso com qualidade, estimulando o processo de ação-reflexão-ação no ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; COVID-19.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84547