Open Journal Systems

AMPUTAÇÃO POR COMPLICAÇÕES DO DIABETES: PROTOCOLO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Nalva Kelly Gomes de Lima, Jessyka Chaves da Silva, Cristiana Brasil de Almeida Rebouças, Alexsandro Silva Coura, Nuno Damácio de Carvalho Félix, Inacia Sátiro Xavier de França

Resumo


Objetivo: Construir e validar um protocolo de cuidados de enfermagem à pessoa amputada por complicações diabéticas.

Métodos: Pesquisa metodológica realizada em Recife-PE entre fevereiro de 2019 a outubro de 2020, compreendendo as seguintes etapas: 1) Fase teórica: revisão integrativa da literatura; 2) Fase de construção; 3) Validação por especialistas; 4) Validação pelo público-alvo. Na validação por especialistas, foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo. Na validação do público-alvo, fez-se uso do Índice de Concordância.

Resultados: Os itens inclusos no instrumento perpassam pelas seguintes dimensões do cuidar: Biológica; Psicológica e Socioeducacional. A validação pelos juízes contou com 13 especialistas. O instrumento apresentou índice de 0,94. A validação pelo público-alvo contou com 33 participantes, todos os itens receberam índice de concordância ≥ 80%.

Conclusão: O protocolo possibilita um cuidar integral, humanizado, incentivando a autonomia e auxiliando a reabilitação, permite a reflexão a respeito da individualização dos cuidados de enfermagem.


Palavras-chave


Protocolos de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Amputação; Complicações do Diabetes; Estudo de Validação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84546