AMPUTAÇÃO POR COMPLICAÇÕES DO DIABETES: PROTOCOLO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84546

Palavras-chave:

Protocolos de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Amputação, Complicações do Diabetes, Estudo de Validação.

Resumo

Objetivo: Construir e validar um protocolo de cuidados de enfermagem à pessoa amputada por complicações diabéticas.

Métodos: Pesquisa metodológica realizada em Recife-PE entre fevereiro de 2019 a outubro de 2020, compreendendo as seguintes etapas: 1) Fase teórica: revisão integrativa da literatura; 2) Fase de construção; 3) Validação por especialistas; 4) Validação pelo público-alvo. Na validação por especialistas, foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo. Na validação do público-alvo, fez-se uso do Índice de Concordância.

Resultados: Os itens inclusos no instrumento perpassam pelas seguintes dimensões do cuidar: Biológica; Psicológica e Socioeducacional. A validação pelos juízes contou com 13 especialistas. O instrumento apresentou índice de 0,94. A validação pelo público-alvo contou com 33 participantes, todos os itens receberam índice de concordância ≥ 80%.

Conclusão: O protocolo possibilita um cuidar integral, humanizado, incentivando a autonomia e auxiliando a reabilitação, permite a reflexão a respeito da individualização dos cuidados de enfermagem.

Biografia do Autor

Nalva Kelly Gomes de Lima, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba e Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. Especialista em Cardiologia pelo Pronto Socorro Cardiológico de Professor Luiz Tavares da Silva PROCAPE/SES-PE.

Jessyka Chaves da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba e Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Cristiana Brasil de Almeida Rebouças, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Enfermeira. Departamento de enfermagem. Doutora e Professora em Enfermagem na Universidade Federal do Ceará.

Alexsandro Silva Coura, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil

Enfermeiro. Departamento de Enfermagem. Pos-Doutor e Professor do Programa de Pós-Graduação Associado de Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba.

Nuno Damácio de Carvalho Félix, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil

Enfermeiro. Departamento de Enfermagem. Doutor e Professor em Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Inacia Sátiro Xavier de França, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil

Enfermeira. Departamento de Enfermagem. Pos-Doutora e Professora do Programa de Pós-Graduação Associado de Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

13-10-2022

Como Citar

Lima, N. K. G. de, Silva, J. C. da, Rebouças, C. B. de A., Coura, A. S., Félix, N. D. de C., & França, I. S. X. de. (2022). AMPUTAÇÃO POR COMPLICAÇÕES DO DIABETES: PROTOCOLO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84546

Edição

Seção

Artigo Original