MOTIVAÇÃO PARA MUDANÇA NO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS: INTERVENÇÃO BREVE COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84261

Palavras-chave:

Motivação, Atenção Primária à Saúde, Abuso de Álcool, Intervenções Breves, Comportamento.

Resumo

Objetivo: analisar o efeito da intervenção breve na motivação para mudança do consumo de bebidas alcoólicas.

Método: estudo experimental, de follow-up, realizado com 43 participantes em duas Unidades Básicas de Saúde. Foi aplicado o Alcohol Use Disorders Identification Test, a Régua de Prontidão para Mudança e um questionário socioeconômico.

Resultados: o grupo experimental apresentou mediana igual a 10 pontos (fase de manutenção) no início e após 30 dias. No segmento, mediana igual a oito pontos (estágio de ação). O grupo- controle, mediana igual a oito pontos no início e após 30 dias (fase de ação). No segmento, a mediana igual a sete pontos (fase de planejamento). Na avaliação intermediária de 30 dias, notou-se que houve diferença estatística na motivação entre os dois grupos (p=0,029).

Conclusão: concluiu-se que a Intervenção Breve foi eficaz para manter a motivação nos estágios de ação e manutenção da mudança no consumo de bebidas alcoólicas.

Biografia do Autor

Nicole Teixeira Xavier Lima, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Acadêmica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Milena Riêra Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Acadêmica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Maria José Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Acadêmica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Ilka Afonso Reis, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Estatística - Av. Antônio Carlos, 6627 - campus Pampulha, Cidade Universitária, 30270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 702- Telefone: (31) 34095937/Fax: (31) 34095944, Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil. 

Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Saúde - Avenida Prof. Alfredo Balena, 190, 5º andar, sala 518, Santa Efigênia  - CEP: 30130-100, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Juliana Lemos Rabelo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Prevenção e Assistência a usuários de álcool e outras drogas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA (2016). Enfermeira Saúde Mental no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG.

Ambulatório Borges da Costa - Serviço de Psiquiatria - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Avenida Alfredo Balena, 190 – CEP 30.130-100. Santa Efigênia, Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil

Janaína Soares, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - Campus Saúde - Avenida Prof. Alfredo Balena, 190, 5º andar, sala 516, Santa Efigênia  - CEP: 30130-100, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

Lima, N. T. X., Lopes, M. R., Souza, M. J. S., Reis, I. A., Reinaldo, A. M. dos S., Rabelo, J. L., & Soares, J. (2022). MOTIVAÇÃO PARA MUDANÇA NO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS: INTERVENÇÃO BREVE COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84261

Edição

Seção

Artigo Original