VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83876

Palavras-chave:

Transtorno de Espectro Autista, Família, Criança, Acesso à Informação, Estudo de validação.

Resumo

Objetivo: validar conteúdo e aparência de informações para construção de cartilha interativa para famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Método: pesquisa metodológica, realizada em Curitiba-PR, Brasil, com 86 experts entre junho a novembro de 2020 com uso da técnica Delphi. Para coleta dos dados, utilizou-se um instrumento contendo variáveis sobre a relevância do conteúdo; clareza e objetividade; e atualização científica. Na análise dos dados, determinou-se o índice de validade de conteúdo ≥75%.

Resultados: o conteúdo sobre as características da criança com autismo, diagnóstico, comportamento e direitos foi considerado válido pelos experts na primeira rodada. As informações sobre os sinais da criança com autismo e futuro foram validadas no segundo round, após reformulações sugeridas pelos experts.

Conclusão: este recurso educacional tem potencial para contribuir na educação em saúde para famílias de criança com autismo.

Biografia do Autor

Gisele Weissheimer-Kaufmann, Universidade Federal do Paraná. Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná. Complexo Hospital de Clínicas, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Curitiba, Paraná, Brasil

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Departamento de graduação em Enfermagem, Curitiba, Paraná.

Victoria Beatriz Trevisan Nobrega Martins Ruthes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Nutricionista. Doutoranda em enfermagem. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Curitiba, Paraná.

Lucas Ferrari de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Graduado em Ciências da Computação. Doutor em Ciências Médicas. Professor associado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Informática, Curitiba, Paraná.

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

Weissheimer-Kaufmann, G., Mazza, V. de A., Ruthes, V. B. T. N. M., & Oliveira, L. F. de. (2022). VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CARTILHA INTERATIVA PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83876

Edição

Seção

Artigo Original