ÓBITOS POR COVID-19 EM TRABALHADORES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA: ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83824

Palavras-chave:

Covid-19, Pessoal de Saúde, Morte, Exposição Ocupacional, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar óbitos por Covid-19 em profissionais da enfermagem brasileira, confirmados com Covid-19, e em quarentena, internados ou falecidos, no Observatório do Conselho Nacional de Enfermagem.

Método: estudo transversal, entre março de 2020 e agosto de 2021, no Brasil, via observatório do Conselho Federal de Enfermagem. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e inferencial.

Resultados: a prevalência de óbito por Covid-19 em profissionais da enfermagem brasileira foi de 2,5% (825/32.560), nos auxiliares de enfermagem 4,9% (109/2.224), estes com média de idade mais elevada (p< 0,0001). Apesar de 84,5% (27.508/32.560) da amostra ser feminina, a porcentagem de óbito foi maior no sexo masculino 5,2% (263/5.052) (p<0,0001). A regressão logística demonstrou que o sexo e a categoria profissional podem predizer o óbito por Covid-19 entre a enfermagem brasileira.

Conclusão: o estudo contribui para evidenciar os riscos da categoria no enfrentamento da Covid-19 e repensar medidas para reduzir danos da pandemia nessa população.

Biografia do Autor

Márcio Adriano Fernandes Barreto, uern

Possui graduação em Farmácia (2002) e Habilitação em análises clínicas (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Citologia Cínica. Mestre em Saúde e Sociedade. Atualmente é Professor Adjunto I, das bases biológicas e sociais da enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na graduação do Curso de Enfermagem e Coordenador do Projeto de Extensão Avaliação e Doutorando do PPCCLIS-UECE

Graça Rocha Pessoa, UERN

Docente Adjunto 1 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e enfermeira assistencial do Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade. Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014). Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000). Título: Bacharel e licenciada. Especialista em Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006)

João Bezerra de Queiroz Neto, UERN

Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2003). Atualmente é técnico especializado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase na produção e garantia da qualidade do medicamento na farmácia com manipulação, atuando principalmente nos seguintes temas: medicamentos, manipulação, controle de qualidade, assistência farmacêutica . Experiência em docência em Enfermagem e cuidados clínicos; atividades de extensão e pesquisa em áreas de Enfermagem e Farmácia. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do UERN. Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) - UERN. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) - UECE

Edna Maria Camelo Chaves, UECE

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2006) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2012). Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Atua na graduação nas disciplinas de Farmacologia e Processo de Cuidar da Saúde da Criança e Adolescente. Atualmente na pós-graduação, com orientação de mestrado no PPGCF e Mestrado Profissional em Saúde da Criança e Adolescente. Colaboradora do do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e em Farmacologia com ênfase em Neuropsicofarmacologia, desenvolvendo pesquisa experimental direcionada ao estudo de polissacarídeos de plantas. ORCID: 0000-0001-9658-0377

Lucilane Maria Sales Silva, UECE

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1989-1992),Especialização em Auditoria em Saúde Publica e Privada pela Sociedade de Ensino e Tecnologia - INET (2014- 2015). Mestrado em Patologia pelo Departamento de Patologia e Medicina legal da Universidade Federal do Ceará (1994-1996).Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1999-2002). Pós-doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Coordenou o Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Ceará de 2012 a 2015. Coordena Curso de Graduação em Enfermagem de agosto de 2019 até agosto de 2021. Tutora de Cursos de EAD pela FIOCRUZ. Coordenou o Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade na Universidade Estadual do Ceará 2008- 2009 convênio Secretaria municipal de saúde de Fortaleza e Organização Panamericana da Saúde/OPAS, Foi Diretora do Conselho de Ensino e Pesquisa da ABEN - CE Gestão (2005/2007). Vice lider do Grupo de Pesquisa no CNPq- Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva. Avaliadora de cursos de graduação e de técnico de Enfermagem pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará e pelo INEP/MEC, respectivamente. Atualmente é professora associada da Fundação Universidade Estadual do Ceará.Tem experiência na área de Saúde e Enfermagem, com ênfase em gestão em saúde, gerenciamento do cuidado em enfermagem; gerência de risco; Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e gerenciamento do cuidado em saúde e Enfermagem; Mulher/ HIV/AIDS;Processo de trabalho. Regulação do acesso a saúde.

Thereza Maria Magalhães Moreira, UECE

Enfermeira e Advogada. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-nível 1A. Pós-Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UECE nos Programas: 1)Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde; 2)Saúde Coletiva; 3) Mestrado Profissional Gestão em Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem-GRUPECCE-CNPq. Consultora Ad hoc de vários periódicos. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Saúde pública-coletiva, Tecnologias, Covid-19, Coronavírus, Doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e Adesão terapêutica. ORCID: 0000-0003-1424-0649. ResearcherID D-1240-2014.

Downloads

Publicado

06-09-2022

Como Citar

Barreto, M. A. F., Pessoa, G. R., Queiroz Neto, J. B. de, Chaves, E. M. C., Silva, L. M. S., & Moreira, T. M. M. (2022). ÓBITOS POR COVID-19 EM TRABALHADORES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA: ESTUDO TRANSVERSAL. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83824

Edição

Seção

Especial Covid-19