Open Journal Systems

VIOLÊNCIA FÍSICA, SEXUAL E PSICOLÓGICA SEGUNDO A ANÁLISE CONCEITUAL EVOLUCIONISTA DE RODGERS

Victoria Grassi Bonamigo, Fernanda Broering Gomes Torres, Rafaela Gessner Lourenço, Marcia Regina Cubas

Resumo


Objetivo: esclarecer os conceitos de violência física, psicológica e sexual e, a partir dos resultados obtidos, comparar similaridades e diferenças entre conceitos, suas características, condições para acontecimentos e possíveis desfechos.
Métodos: utilizou-se a análise de conceito evolutivo de Rodgers. Os antecedentes, atributos e consequentes foram extraídos de 91 documentos publicados em 2018, em português, inglês, francês ou espanhol, por busca utilizando os descritores “violência física”, “violência psicológica” e “violência sexual”.
Resultados: para “violência física” foram extraídos 17 atributos, um antecedente e sete consequentes; para “violência sexual” 31 atributos, 10 antecedentes e dois consequentes; e para “violência psicológica” 33 atributos, quatro antecedentes e seis consequentes.
Considerações finais: distintas tipologias de violência apresentam diferentes atos que as caracterizam, e que quando (re)conhecidos pelo enfermeiro, oportunizam um planejamento da assistência otimizado e de qualidade.


Palavras-chave


Violência Sexual; Violência; Violência por Parceiro Íntimo; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Formação de Conceito.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82955