Open Journal Systems

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE TRATAMENTO INTEGRAL DE FERIDA

Paula Buck de Oliveira Ruiz, Nadia Antonia Aparecida Poletti, Antônio Fernandes Costa Lima

Resumo


Objetivo: analisar os perfis demográfico, clínico e terapêutico dos pacientes atendidos em uma Unidade de Tratamento Integral de Ferida.

Método: estudo quantitativo, exploratório-descritivo, retrospectivo, que analisou relatórios gerenciais e prontuários de pacientes com feridas crônicas atendidos nas modalidades ambulatorial, hospitalar ou domiciliar.

Resultados:dentre os 176 pacientes (100,0%), 50,6% eram do sexo feminino, com média de idade de 71,4 anos (DP±16,5). A assistência hospitalar foi predominante (52,8%); prevaleceram as doenças Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Houve associação estatística entre incontinência fecal e Lesão por pressão estágio dois (p=0,018); Diabetes Mellitus e Lesão por pressão estágio três (p<0,001); Alzheimer e lesão por dispositivo médico (p=0,028); Diabetes Mellitus e Úlcera Diabética (p<0.001); insuficiência vascular e Úlcera Venosa (p<0.001). Espumas (34,5%), Alginato de Cálcio (28,6%) e antimicrobianos (22,3%) corresponderam aos produtos mais utilizados.

Conclusão: o conhecimento dos perfis propicia a fundamentação da assistência integral prestada por uma unidade especializada, não hospitalar, em feridas.


Palavras-chave


Lesão por pressão; Úlcera; Assistência hospitalar; Assistência ambulatorial; Assistência domiciliar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82948