Open Journal Systems

A CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL SOB A ÓTICA DA TEORIA DO CUIDADO DE KRISTEN SWANSON

Renata Lafaiete Cardoso Paes, Diego Pereira Rodrigues, Valdecyr Herdy Alves, Sílvio Éder Dias da Silva, Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, Márcia Simão Carneiro, Tatiana do Socorro dos Santos Calandrini

Resumo


Objetivo: compreender os significados atribuídos pelas mulheres amazônidas quanto à consulta de Enfermagem pré-natal.

Método: estudo descritivo, exploratório e qualitativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com a participação de 14 gestantes numa unidade básica de saúde do Estado do Pará, Brasil, entre os meses de agosto a novembro de 2020. Os dados foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo e sustentados com base na ótica da Teoria do Cuidado de Kristen Swanson.

Resultados: o pré-natal deve ser voltado para a criação de vínculo
e da singularidade da mulher amazônica, permitindo a sua compreensão a fim de que atenda às especificidades das mulheres, articulando a atenção a saúde integral, uma relação de conhecer e estar com a mulher e família, para relações de troca e envolvimento, fornecendo um elo à saúde materna.

Conclusão: conceitos da teoria do cuidado permitem que o enfermeiro esteja com a mulher e forneça um cuidado individualizado, singular, particularizado dentro do contexto no pré-natal.


Palavras-chave


Enfermagem; Gravidez; Cuidado Pré-natal; Serviços de Saúde Materno-Infantil; Teoria de Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82601