PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS EM CENTRO DE PARTO NORMAL: ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.82389Palavras-chave:
Enfermagem Obstétrica, Cuidado de Enfermagem, Educação em Saúde, Parto Humanizado, Humanização da Assistência.Resumo
Objetivo: compreender os significados de puérperas acerca das práticas educativas desenvolvidas em Centro de Parto Normal.
Método: estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, com 15 puérperas atendidas no Centro de Parto Normal Haydeê Pereira Sena, da região metropolitana do Pará, Brasil. Utilizou-se de entrevista semiestruturada, de agosto a novembro de 2020. Dados transcritos e submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática.
Resultados: constatou-se que as atividades desenvolvidas pelas enfermeiras obstétricas promovem elo para visibilidade do local enquanto serviço que busca acolhimento e apoio para mulheres, garantindo maior tranquilidade, confiança e respeito no momento do parto.
Conclusão: os resultados traduzem a necessidade de incentivo às práticas educativas para garantir direitos e respeito às mulheres, como assistência de qualidade, ambiente acolhedor, agregador de tranquilidade e confiança para o parto normal. Assim, contribui de forma efetiva para a prática da enfermagem obstétrica com o impacto direto no cuidado de mulheres e famílias.
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