PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS EM CENTRO DE PARTO NORMAL: ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.82389

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica, Cuidado de Enfermagem, Educação em Saúde, Parto Humanizado, Humanização da Assistência.

Resumo

Objetivo: compreender os significados de puérperas acerca das práticas educativas desenvolvidas em Centro de Parto Normal.

Método: estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, com 15 puérperas atendidas no Centro de Parto Normal Haydeê Pereira Sena, da região metropolitana do Pará, Brasil. Utilizou-se de entrevista semiestruturada, de agosto a novembro de 2020. Dados transcritos e submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados: constatou-se que as atividades desenvolvidas pelas enfermeiras obstétricas promovem elo para visibilidade do local enquanto serviço que busca acolhimento e apoio para mulheres, garantindo maior tranquilidade, confiança e respeito no momento do parto.

Conclusão: os resultados traduzem a necessidade de incentivo às práticas educativas para garantir direitos e respeito às mulheres, como assistência de qualidade, ambiente acolhedor, agregador de tranquilidade e confiança para o parto normal. Assim, contribui de forma efetiva para a prática da enfermagem obstétrica com o impacto direto no cuidado de mulheres e famílias.

Biografia do Autor

Clemilda Alves da Silva, Universidade Federal do Pará

Enfermeira obstétrica. Especialista pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará

Valdecyr Herdy Alves, Universidade federal Fluminense

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.

Sílvio Éder Dias da Silva, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Associado do Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.

Márcia Simão Carneiro, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Doutora em Educação, Professora Adjunta do Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.

Andressa Tavares Parente, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Doutora em Ciências Ambientais, Professora Adjunta do Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.

Letícia Diogo de Oliveira Moura, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Silva, C. A. da, Rodrigues, D. P., Alves, V. H., Silva, S. Éder D. da, Carneiro, M. S., Parente, A. T., & Moura, L. D. de O. (2022). PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS EM CENTRO DE PARTO NORMAL: ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.82389

Edição

Seção

Artigo Original