Open Journal Systems

COMUNICAÇÃO NA TRANSIÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA DE PORTUGAL

Cidália Maria da Cruz Silva Patacas de Castro, Maria do Céu Mendes Pinto Marques, Célia Rodrigues de Oliveira Tavares de Vaz

Resumo


Objetivo: conhecer a opinião dos enfermeiros sobre a transição de cuidados na mudança de turno no serviço de emergência e perceber os seus conhecimentos acerca da temática da segurança do paciente. Método: estudo quantitativo, descritivo, transversal, realizado em janeiro de 2019, num serviço de emergência, de um hospital na área metropolitana de Lisboa, Portugal. Amostra não probabilística de conveniência com 50 enfermeiros. A análise dos dados recorreu à estatística descritiva e inferencial, com o teste de Mann-Whitney. Resultados: a informação transmitida é atualizada (80%); existe ruído que interfere na transmissão de cuidados (84%); a avaliação do paciente na transição de cuidados é benéfica (84%). 50% conhece as metas internacionais para a segurança do paciente; 84% concorda que a metodologia ISBAR contribui para a segurança do paciente. Conclusão: evidencia-se a formação dos profissionais e a utilização de instrumento padronizado como estratégias fundamentais para a segurança do paciente na transição de cuidados.


Palavras-chave


Segurança do Paciente; Transferência da Responsabilidade pelo Paciente; Hospital; Comunicação; Enfermagem Médico-Cirúrgica.



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.81767