APRENDER PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA PELO ENVOLVIMENTO EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO – AUTOPERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.79806

Palavras-chave:

Prática Clínica Baseada em Evidências, Aprendizagem, Estudantes, Enfermagem, Gestão do Conhecimento.

Resumo

Objetivo: compreender como os estudantes percepcionam o seu envolvimento em atividades de investigação e o contributo para o desenvolvimento de uma prática baseada na evidência.
Método: estudo qualitativo, transversal, descritivo e exploratório, realizado em Portugal, em agosto de 2019, que recorreu ao grupo focal, com oito participantes, para responder à questão: “Quais as vantagens da participação dos estudantes de enfermagem em atividades de investigação para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências de utilização da evidência?”. A análise de conteúdo foi realizada com o software NVivo.
Resultados: da análise qualitativa dos achados, emergiram cinco categorias e subcategorias: autoaprendizagem, integração teórico-prática, trabalho interdisciplinar, tomada de decisão baseada na evidência e literácia científica.
Conclusão: a criação de uma experiência eficaz de aprendizagem ajuda na construção do conhecimento e potencialmente contribui para a saúde da comunidade, os resultados de aprendizagem do estágio e o desenvolvimento de competências essenciais para uma Prática Baseada na Evidência.

Biografia do Autor

Mário Cardoso, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Professor Adjunto. Mestre. Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia. Docente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Contribuição: Contribuições substanciais para o desenho do estudo, análise e interpretação de dados do estudo, redação do artigo e aprovação final do estudo a ser publicado. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-4961-9026

Cristina Lavareda Baixinho, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Professora Adjunta. Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Docente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Investigadora no ciTechCare, Leiria, Portugal. Contribuição: Contribuições substanciais para o desenho do estudo, análise e interpretação de dados do estudo, redação do artigo e aprovação final do estudo a ser publicado. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7417-1732

Óscar Ferreira, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Professor Adjunto. Doutor em Educação. Especialista em Enfermagem de Médico-cirúrgica. Docente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Contribuição: Contribuições substanciais para o desenho do estudo, análise e interpretação de dados do estudo, redação do artigo e aprovação final do estudo a ser publicado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1703-347X

Patricia Nascimento, Hospital de Vila Franca de Xira

4Enfermeira. Mestre. Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Enfermeira gestora do serviço de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira. Contribuição: Contribuições substanciais para o desenho do estudo, análise e interpretação de dados do estudo, redação do artigo e aprovação final do estudo a ser publicado. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5556-4995

Rita Pedrosa, Hospital de Vila Franca de Xira

Enfermeira. Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Enfermeira no Serviço de Medicina do Hospital de Vila Franca de Xira. Contribuição: Contribuições substanciais para o desenho do estudo, análise e interpretação de dados do estudo, redação do artigo e aprovação final do estudo a ser publicado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9932-3963

Paulo Gonçalves, Hospital de Vila Franca de Xira

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem de reabilitação. Enfermeiro na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Vila Franca de Xira. Contribuição: Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4145-4570

 

 

Publicado

07-04-2021

Como Citar

Cardoso, M., Baixinho, C. L., Ferreira, Óscar, Nascimento, P., Pedrosa, R., & Gonçalves, P. (2021). APRENDER PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA PELO ENVOLVIMENTO EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO – AUTOPERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.79806

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL