ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENFERMEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.79138

Palavras-chave:

Violência Sexual, Delitos Sexuais, Mulheres, Assistência de Enfermagem, Teoria Social.

Resumo

Objetivo: conhecer as representações sociais de enfermeiros acerca do atendimento de enfermagem prestado às mulheres em situação de violência sexual. Método: estudo qualitativo, tipo exploratório-descritivo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado em um centro de referência de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com 20 enfermeiros. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo com apoio do software Qualitativa Data Analysis Mine. Resultados: revelam, na vivência do atendimento prestado, representações como: condutas desenvolvidas pelos enfermeiros; dificuldades encontradas para o desenvolvimento das atividades assistenciais às mulheres em situações de violência sexual; e sugestões para melhorar o atendimento a essas mulheres. Conclusão: as representações sociais dos enfermeiros acerca do atendimento de enfermagem prestado às mulheres em situação de violência sexual estão ancoradas na execução de protocolos de forma humanizada, objetificada na noção de acolhimento.

Biografia do Autor

Davydson Gouveia Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do PEN/UFSC. Florianópolis, SC, Brasil.

Andréia Isabel Giacomozzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC (PPGP). Professora do Departamento de Psicologia e do PPGP da UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

Marli Terezinha Stein Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem, do PEN e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da UFSC. Florianópolis, SC, Brasil.

Juliana Silveira Bordignon, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo PEN/UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

Publicado

29-04-2022

Como Citar

Santos, D. G., dos Santos, E. K. A., Giacomozzi, A. I., Backes, M. T. S., & Bordignon, J. S. (2022). ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENFERMEIROS. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.79138

Edição

Seção

Artigo Original