USO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM NAS TESES BRASILEIRAS: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71743

Palavras-chave:

Teoria de Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Bibliometria, Enfermagem, Saúde.

Resumo

Objetivo: caracterizar a produção científica que utiliza teorias de enfermagem a partir de teses realizadas por enfermeiros no Brasil.
Método: estudo bibliométrico realizado no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior e na Plataforma Sucupira, em novembro de 2019. Foram selecionadas 63 teses lidas na íntegra para fichamento e extração de aspectos de interesse, a seguir: ano, universidade, autor, orientador, programa, teoria, modo de aplicação, tipo de estudo, natureza e temática.
Resultados: o maior número de produções aconteceu em 2016 com 16 (25,4%) teses, com destaque para o Nordeste com 31 (49,2%). A teoria mais utilizada foi a Teoria do Cuidado Transcultural em oito (12,7%), com a temática mais investigada sendo o cuidado em 12 (13%) teses.
Conclusão: a inclusão das teorias de enfermagem no ensino e na pesquisa ainda se mantêm obscuras. Pretende-se dar visibilidade à temática e sugerir o aprofundamento na discussão.

Biografia do Autor

Héryka Laura Calú Alves, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da URCA.

Gabriela de Sousa Lima, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (PMAE - URCA).

Grayce Alencar Albuquerque, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Docente do quadro efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA). Docente permanente do Mestrado Acadêmico de Enfermagem, Mestrado Profissional em Saúde da Família pela RENASF e Docente Colaboradora do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente (URCA/UECE).

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cairi

Enfermeira. Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri (URCA) vinculada aos cursos de Mestrado Acadêmico em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE) e de Graduação em Enfermagem.

Edilma Gomes Rocha Cavalcante, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Docente do quadro efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA). Docente do Mestrado Acadêmico de Enfermagem.

Maria Corina Amaral Viana, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Docente do quadro efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA). Docente do Mestrado Acadêmico de Enfermagem.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Alves, H. L. C., Lima, G. de S., Albuquerque, G. A., Gomes, E. B., Cavalcante, E. G. R., & Viana, M. C. A. (2021). USO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM NAS TESES BRASILEIRAS: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71743

Edição

Seção

Revisão