REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORTE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71628Palavras-chave:
Morte, Estudantes de Enfermagem, Educação, Enfermagem, Atitude Frente a Morte.Resumo
Objetivo: identificar a estrutura das representações sociais da morte para estudantes de enfermagem.
Método: pesquisa descritiva, fundamentada pela Teoria do Núcleo Central. Utilizou-se a Associação Livre de Palavras com 91 estudantes de enfermagem do último ano de graduação, entre abril e junho de 2019, em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram processados pelo software EVOC, que gerou um quadro com quatro quadrantes, onde se pode localizar o provável núcleo central e sistema periférico.
Resultados: o núcleo central foi integrado pelos elementos fim, triste e dor, na primeira periferia saudade e na segunda descanso, perda, sofrer, eternidade, vida, angústia e choro. A zona de contraste foi constituída por medo e ciclo.
Conclusão: esta representação reforça a necessidade da inserção da temática nos cursos de saúde e da criação de espaços que propiciem a reflexão e escuta, ajudando os alunos a melhor elaborar as perdas.
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