CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE SIMULAÇÃO EM VÍDEO PARA ENSINO DA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71172

Palavras-chave:

Ensino, Tecnologia Educacional, Ressuscitação Cardiopulmonar, Cuidados para Prolongar a Vida, Simulação.

Resumo

Objetivo: desenvolver Tecnologia Educacional Digital (vídeo de simulação) sobre Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em Suporte Básico de Vida com o uso do Desfibrilador Externo Automático no ambiente hospitalar.
Metodologia: trata-se de uma pesquisa de produção tecnológica, aplicada. Desenvolvida na Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, no período de janeiro de 2017 a março de 2018. Expertises na área de Urgência e Emergência, 16 enfermeiros, participaram do estudo. Estatística AC1 foi utilizada para avaliar a concordância inter-avaliadores.
Resultados: o roteiro/script e storyboard foi validado e alcançado 100% da avaliação em “concordo” ou “concordo fortemente”. Classificados em “concordância considerável”, com AC1 0,70 e p<0,0001, na concordância inter-avaliadores geral.
Conclusão: este estudo proporciona contribuição exponencial no processo ensino-aprendizagem sobre o ensino de Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em Suporte Básico de Vida com o uso do Desfibrilador Externo Automático no ambiente hospitalar, pelo desenvolvimento do vídeo de simulação validado.

Biografia do Autor

Mateus Goulart Alves, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Fundação de Ensino Superior de Passos (2006). Pós graduado em Enfermagem em Cardiologia e Terapia Intensiva pela Uniararas (2008). Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Passos e enfermeiro no CISSUL/SAMU - Base de Passos. Atuou como enfermeiro na UTI Adulto da Santa Casa de Misericórdia de Passos por 10 anos, sendo coordenador de enfermagem por 4 anos.

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Vanessa Oliveira Silva Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais. Passos, MG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais. Passos, MG

Marco Túlio Menezes Carvalho, Universidade de Franca. Franca, São Paulo, Brasil.

Biomédico. Doutor em Ciências pela Universidade de Franca. Franca, São Paulo, Brasil.

Jorge Luiz da Silva, Universidade de Franca. Franca, São Paulo, Brasil

Psicólogo. Doutor em Ciências. Docente do Programa de Pós Graduação em Promoção de Saúde da Universidade de Franca. Franca, São Paulo, Brasil

Maria Célia Barcellos Dalri, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Publicado

26-10-2020

Como Citar

Alves, M. G., Nascimento, J. da S. G., Oliveira, J. L. G. de, Pereira, V. O. S., Carvalho, M. T. M., Silva, J. L. da, & Dalri, M. C. B. (2020). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE SIMULAÇÃO EM VÍDEO PARA ENSINO DA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71172

Edição

Seção

Artigo Original