DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62223

Palavras-chave:

Violência, Cultura, Estudantes, Bullying, Agressão, Educação.

Resumo

Objetivo: Investigar as dificuldades intraescolares para efetividade da cultura de paz na escola.
Método: configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, concretizado num estudo de caso em uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza-Ceará, com o grupo gestor e professores da referida escola. A coleta de dados foi de fevereiro a junho de 2015. A produção dos dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada. A análise e organização dos dados foram realizadas mediante Análise de Conteúdo.
Resultado: verificou-se falha de comunicação, desgaste e desmotivação dos docentes, despreparo para realizarem atividades que contemplem a paz, assim como a ausência de parcerias municipais e governamentais.
Conclusão: necessidade de capacitação dos professores e gestores para que ocorra de forma efetiva a promoção da Cultura de Paz nas escolas.

Publicado

2019-05-13

Como Citar

Lopes, M. F., Pontes, H. P., Oliveira, D. N., Melo, J. C., Ribeiro, J. E. M., & Frota, M. A. (2019). DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62223

Edição

Seção

Artigo Original