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EXPRESSÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM TESES E DISSERTAÇÕES DE UM LABORATÓRIO DE PESQUISA E TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (1994-2017)

André Lucas Maffissoni, Marina da Silva Sanes, Franciane Schneider, Jussara Gue Martini, Monica Motta Lino, Silvana Silveira Kempfer

Resumo


Objetivo: analisar como as tendências pedagógicas se expressam nas investigações científicas do
Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde, da Universidade
Federal de Santa Catarina.
Método: pesquisa qualitativa, utilizando análise documental de teses e dissertações produzidas no
período 1994-2017. A coleta dos dados ocorreu de março a maio de 2018. Dados tratados à luz
da análise de conteúdo.
Resultados: identificaram-se 106 documentos. Destes, 89 se filiam à tendência libertadora/criativa,
17 se aproximam da tendência progressista e não foram evidenciados estudos exclusivamente
relacionados à tendência pedagógica convencional.
Conclusões: as teses e dissertações do Laboratório de Pesquisa trabalharam a educação em
enfermagem a partir de perspectiva pautada, majoritariamente, pela tendência pedagógica
libertadora/criativa. Este estudo contribui para a construção do conhecimento na enfermagem
por reconhecer os pressupostos pedagógicos utilizados por pesquisadores da área, essencial para
identificar quais posicionamentos políticos a enfermagem brasileira assume em suas investigações
científicas.


Palavras-chave


Pesquisa em enfermagem; Grupos de pesquisa; Modelos educacionais; Educação em enfermagem; Educação de pós-graduação em enfermagem.

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