SUPORTE SOCIAL PARA USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ATENÇAO SECUNDÁRIA
Resumo
Objetivo: Descrever o nível de suporte social percebido por usuários de serviços de atenção
secundária.
Método: Estudo descritivo com uma amostra de 287 usuários de serviços de saúde do estado
de Durango, México, aplicando a Escala de Suporte Social de Saúde, e utilizando o programa
SPSS para a análise de resultados.
Resultados: Os usuários ambulatoriais do hospital perceberam maior suporte por parte da
equipe de enfermagem quando comparado aos médicos e assistentes sociais, com uma média
de M=10,70, 10,19, e 9,58, respectivamente; e com uma diferença significativa de p<0,05.
Conclusão: A equipe de enfermagem fornece mais suporte social aos usuários dos serviços de
saúde, respondendo às perguntas que são feitas e permitindo aos pacientes que expressem
seus sentimentos.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.59948