BIOSSEGURANÇA COMO AÇÃO EDUCATIVA: CONTRIBUIÇÕES À SAÚDE DO TRABALHADOR

Autores

  • Tatiana Pereira das Neves
  • Elaine Antunes Cortez
  • Carlos Otávio Fiúza Moreira

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v11i1.5978

Palavras-chave:

Biossegurança, Educação, Saúde do Trabalhador, Biosafety, Education, Worker’s Health, Bioseguridad, Educación, Salud del trabajador

Resumo

Estudo de natureza teórico-conceitual que parte da premissa de que a educação é algo mais amplo e complexo do que treinamento e adestramento, no qual, ao refletir a respeito as funções da educação e suas implicações, contribuir para melhor compreensão de como a educação pode ajudar no cumprimento das normas de biossegurança e na melhoria das condições de saúde do trabalhador. Concebe-se a biossegurança como ação educativa, ao invés de reduzi-la a treino e introjeção de normas. Quando se faz referência à educação, alude-se à experiência conjunta, à atividade comum, algo que não acontece no treinamento.Acompreensão da biossegurança como processo educativo implica em considerá-la não somente como um processo de aquisição de habilidades e conteúdos, pois a idéia de educar implica em compartilhamento de ações, em levar em consideração as disposições, habitus dos agentes, e sobretudo em conceber os agentes realmente como sujeitos da aprendizagem, envolvendo-os em sua totalidade, com suas diferenças e singularidades. Tal compreensão da biossegurança permite também um avanço significativo, ou seja, a incorporação do saber dos trabalhadores, um dos pressupostos fundamentais da saúde do trabalhador.

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Como Citar

das Neves, T. P., Cortez, E. A., & Moreira, C. O. F. (2006). BIOSSEGURANÇA COMO AÇÃO EDUCATIVA: CONTRIBUIÇÕES À SAÚDE DO TRABALHADOR. Cogitare Enfermagem, 11(1). https://doi.org/10.5380/ce.v11i1.5978

Edição

Seção

Reflexão