ESTRESSORES DA PÓS-GRADUAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Flaviane Cristina Rocha Cesar Universidade Federal de Goiás
  • Elyana Teixeira Sousa Universidade Federal de Goiás
  • Luana Cássia Miranda Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i4.57460

Palavras-chave:

Estudantes, Educação de pós-graduação, Estresse psicológico, Saúde mental, Revisão.

Resumo

Objetivo: identificar evidências científicas relacionadas aos estressores enfrentados por estudantes de mestrado e doutorado durante a sua formação. Metodologia: revisão integrativa da literatura, realizada em outubro de 2017, na Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science, Psychology Information e PubMed. Foram incluídos artigos primários, publicados em inglês, português e espanhol e que contemplassem o tema. Resultados: os resultados compuseram 12 estudos, dos quais emergiram três categorias de estressores: individuais, acadêmicos e de relações interpessoais. Dessas categorias, os estressores que se destacaram foram alta carga de atividades acadêmicas, renda, conflito pós-graduação-família-trabalho e relação aluno-orientador. Conclusão: o desafio para o pós-graduando é conciliar o estresse vivido nesse momento da vida, as atividades acadêmicas e não acadêmicas. Os programas de pós-graduação necessitam desenvolver produção científica de qualidade, que não resulte no adoecimento dos envolvidos nesse processo.

Biografia do Autor

Flaviane Cristina Rocha Cesar, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO-Brasil.

Elyana Teixeira Sousa, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Doutoranda em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO-Brasil.

Luana Cássia Miranda Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO-Brasil.

Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO-Brasil.

Publicado

22-11-2018

Como Citar

Cesar, F. C. R., Sousa, E. T., Ribeiro, L. C. M., & Oliveira, L. M. de A. C. (2018). ESTRESSORES DA PÓS-GRADUAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Cogitare Enfermagem, 23(4). https://doi.org/10.5380/ce.v23i4.57460

Edição

Seção

Revisão