PERFIL CLÍNICO DE CRIANÇAS SUBMETIDAS A TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.55967

Palavras-chave:

Transplante de células-tronco hematopoéticas, Perfil de saúde, Cuidados de enfermagem, Enfermagem oncológica, Enfermagem Pediátrica.

Resumo

Objetivo: identificar o perfil clínico de crianças em pós-transplante de células-tronco hematopoiéticas.
Método: pesquisa quantitativa, transversal, retrospectiva, em serviço transplantador do Sul/Brasil, com dados de prontuários de crianças com 12 anos incompletos, submetidas a transplante. Para análise utilizaram-se medidas de tendência central, dispersão, frequências e testes do qui-quadrado e Fisher para associar variáveis.
Resultados: a média de idade foi de 6,2 anos, predomínio do sexo masculino 92 (66,7%), diagnóstico Anemia de Fanconi 42 (30,4%) e transplante alogênico não aparentado 71 (51,4%). A alta hospitalar aconteceu em até 30 dias pós-transplante para 85 (61,6%) e 48 (34,8%) foram reinternadas. As perdas do cateter acometeram 11 crianças (8%) e as principais intercorrências clínicas ambulatoriais foram dor, tosse, coriza e febre. Infecção viral esteve relacionada ao transplante não aparentado e doença do enxerto contra hospedeiro.
Conclusão: o perfil identificado corrobora o planejamento de cuidados a esta população, contribuindo com a prática de enfermagem.

Biografia do Autor

Jéssica Alline Pereira Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Enfermeira no Serviço de Transplante de Medula Óssea do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Maria Ribeiro Lacerda, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente no Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná.

Ingrid Meireles Gomes, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Enfermeira Supervisora dos Ambulatórios no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Márcio Roberto Paes, Universidade Federal do Paraná

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Enfermeiro do Complexo Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná.

Renata Perfeito Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Carmem Maria Sales Bonfim, Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

Médica. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Diretora do Programa de Transplante de Medula Óssea Pediátrico do Complexo Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Estudos Internacionais do Center for International Blood and Marrow Transplant Research - CIBMTR.

Publicado

2019-01-29

Como Citar

Rodrigues, J. A. P., Lacerda, M. R., Gomes, I. M., Paes, M. R., Ribeiro, R. P., & Bonfim, C. M. S. (2019). PERFIL CLÍNICO DE CRIANÇAS SUBMETIDAS A TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.55967

Edição

Seção

Artigo Original