ADAPTAÇÃO CULTURAL DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR AS INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA À PESSOA COM DIABETES

Autores

  • Laura Barbosa Nunes Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil
  • Malvina Thaís Pachêco Rodrigues Universidade Federal do Piauí Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Comunidade Teresina, Piauí, Brasil
  • Eliana Campêlo Lago Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil
  • Luana Kelle Batista Moura Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil
  • Magda Coeli Vitorino Sales Coêlho Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.55337

Palavras-chave:

Educação em saúde, Diabetes mellitus, Enfermagem, Estudos de validação.

Resumo

Objetivo: adaptar culturalmente a Escala de Educação Terapêutica para o Comportamento do Autocuidado à Pessoa
com Diabetes para o português do Brasil. Método: estudo metodológico, com análise semântica e análise de conteúdo,
realizado na cidade de Teresina, Piauí, entre janeiro e julho de 2017. Foi realizada avaliação das equivalências semântica,
idiomática, cultural e conceitual por oito enfermeiros. Na análise de conteúdo, foi desenvolvido um brainstorming
com participação de 12 especialistas. A avaliação da pertinência prática, relevância e dimensão teórica foi feita
por sete profissionais experts. Resultado: as etapas de adaptação cultural foram bem-sucedidas, e as equivalências
semântico-idiomáticas, culturais e conceituais foram suficientemente alcançadas. Dos 34 itens do instrumento, 29
sofreram alterações. Obteve-se Índice de Validade de Conteúdo de 0,93 para o conjunto total de itens. Conclusão:
evidenciou-se que os itens são pertinentes à cultura brasileira e avaliam aspectos na perspectiva do instrumento original,
demonstrando evidências da adaptação cultural.

Biografia do Autor

Laura Barbosa Nunes, Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestranda em Saúde da Família pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina-PI-Brasil.

E-mail: laurexx_71@hotmail.com

Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Docente Titular do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina-PI-Brasil.

E-mail: camila@uninovafapi.edu.br

Malvina Thaís Pachêco Rodrigues, Universidade Federal do Piauí Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Comunidade Teresina, Piauí, Brasil

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina-PI-Brasil.

E-mail: malvinat@gmail.com 

Eliana Campêlo Lago, Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil

Enfermeira. Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina-PI-Brasil.

E-mail: eliana@uninovafapi.edu.br

Luana Kelle Batista Moura, Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil

Cirurgiã-Dentista. Doutora em Endodontia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina-PI-Brasil.

E-mail: luanamoura@uninovafapi.edu.br

Magda Coeli Vitorino Sales Coêlho, Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestranda em Saúde da Família pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina-PI-Brasil.

E-mail: magdacoeli@hotmail.com

Publicado

21-09-2018

Como Citar

Nunes, L. B., Almeida, C. A. P. L., Rodrigues, M. T. P., Lago, E. C., Moura, L. K. B., & Coêlho, M. C. V. S. (2018). ADAPTAÇÃO CULTURAL DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR AS INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA À PESSOA COM DIABETES. Cogitare Enfermagem, 23(3). https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.55337

Edição

Seção

Artigo Original