ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS IDENTIFICADAS JUNTO A GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Suzel Regina Ribeiro Chavaglia Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM http://orcid.org/0000-0001-7033-0185
  • Maria Helena Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Alvaro da Silva Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rafaela Dagma Duarte Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Divanice Contim Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rosali Isabel Barduchi Ohl Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.53876

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Meios de comunicação, Ensino, Educação em enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Objetivos: identificar as estratégias, os recursos didáticos e as ferramentas digitais utilizados no ensino de
graduação em Enfermagem na opinião dos estudantes. Método: Estudo descritivo, transversal, realizado no período
de maio a agosto de 2016, com 149 graduandos de Enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais. Os
dados foram analisados de forma descritiva simples pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão
20.0. Resultados: As estratégias de ensino predominantes foram: as aulas expositivo-dialogadas, 147 (94,6%) e aulas
expositivas 131 (87,9%). Os recursos de ensino foram: Data Show 148 (99,3%); leitura de artigos 146 (98%) e projetor
de slides 142 (95,3%). As ferramentas digitais predominantes foram: a Apresentação Digital PowerPoint, 147 (98,7%);
o e-mail, 145 (97,4%) e a ferramenta de pesquisa Google, com 144 (96,7%). Conclusão: Os resultados demonstram a
necessidade de maior diversificação e utilização de estratégias diversas que empreguem as Tecnologias de Informação
e Comunicação no ensino de Enfermagem.

Biografia do Autor

Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas-UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Docente na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Atuação na Área de Enfermagem e subárea de Gerenciamento - Urgência e Emergência- Saúde do Idoso, Família e Sociedade. Coordenação de Curso de Enfermagem Universidade de Uberaba-UNIUBE(MG), Consultora na Implantação da Faculdade e Gestora dos Cursos da Área da Saúde da Faculdade Talentos Humanos (FACTHUS) - Uberaba (MG) . Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIS - MEC/INEP. Membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem - RIIEE.

Maria Helena Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Associada Doutora do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG – Brasil -

Alvaro da Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Associado Doutora do Departamento de Enfermagem em Educação em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG – Brasil

Rafaela Dagma Duarte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG – Brasil

Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Adjunta Doutora do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG – Brasil 

Rosali Isabel Barduchi Ohl, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – São Paulo – SP - Brasil.

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Chavaglia, S. R. R., Barbosa, M. H., Santos, A. da S., Duarte, R. D., Contim, D., & Ohl, R. I. B. (2018). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS IDENTIFICADAS JUNTO A GRADUANDOS DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 23(3). https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.53876

Edição

Seção

Artigo Original