ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS IDENTIFICADAS JUNTO A GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.53876Palavras-chave:
Tecnologia da informação, Meios de comunicação, Ensino, Educação em enfermagem, Enfermagem.Resumo
Objetivos: identificar as estratégias, os recursos didáticos e as ferramentas digitais utilizados no ensino de
graduação em Enfermagem na opinião dos estudantes. Método: Estudo descritivo, transversal, realizado no período
de maio a agosto de 2016, com 149 graduandos de Enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais. Os
dados foram analisados de forma descritiva simples pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão
20.0. Resultados: As estratégias de ensino predominantes foram: as aulas expositivo-dialogadas, 147 (94,6%) e aulas
expositivas 131 (87,9%). Os recursos de ensino foram: Data Show 148 (99,3%); leitura de artigos 146 (98%) e projetor
de slides 142 (95,3%). As ferramentas digitais predominantes foram: a Apresentação Digital PowerPoint, 147 (98,7%);
o e-mail, 145 (97,4%) e a ferramenta de pesquisa Google, com 144 (96,7%). Conclusão: Os resultados demonstram a
necessidade de maior diversificação e utilização de estratégias diversas que empreguem as Tecnologias de Informação
e Comunicação no ensino de Enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Cogitare Enfermagem se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
O estudo publicado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo exclusivamente à Cogitare Enfermagem a avaliação do manuscrito, na qualidade de veículo de publicação científica. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei Brasileira de Direitos Autorais.
A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do Autor:
Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .
É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
- Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
- Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
- Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.
Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente;
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Responsabilidade do Site:
A Cogitare Enfermagem encoraja os Autores a arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.”