ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS IDENTIFICADAS JUNTO A GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
Resumo
Objetivos: identificar as estratégias, os recursos didáticos e as ferramentas digitais utilizados no ensino de
graduação em Enfermagem na opinião dos estudantes. Método: Estudo descritivo, transversal, realizado no período
de maio a agosto de 2016, com 149 graduandos de Enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais. Os
dados foram analisados de forma descritiva simples pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão
20.0. Resultados: As estratégias de ensino predominantes foram: as aulas expositivo-dialogadas, 147 (94,6%) e aulas
expositivas 131 (87,9%). Os recursos de ensino foram: Data Show 148 (99,3%); leitura de artigos 146 (98%) e projetor
de slides 142 (95,3%). As ferramentas digitais predominantes foram: a Apresentação Digital PowerPoint, 147 (98,7%);
o e-mail, 145 (97,4%) e a ferramenta de pesquisa Google, com 144 (96,7%). Conclusão: Os resultados demonstram a
necessidade de maior diversificação e utilização de estratégias diversas que empreguem as Tecnologias de Informação
e Comunicação no ensino de Enfermagem.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i3.53876