MOMENTO INTEGRADOR NO CURSO DE ENFERMAGEM: UMAESTRATÉGIA PARA FORMAR POTENCIAIS PESQUISADORES

Autores

  • Ivete Palmira Sanson Zagonel

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v10i3.5380

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Currículo de enfermagem, Nursing, Nursing education, Nursing curriculum, Enfermeria, Educación en enfermeria, Curriculum de enfermeria

Resumo

Este estudo resulta da experiência vivenciada ao longo de três semestres letivos na implementação da disciplina Momento Integrador no Curso de Enfermagem. A disciplina compõe a grade curricular do referido curso em seis períodos consecutivos, com início no primeiro e término no sexto período. Objetiva desvelar entre os acadêmicos de enfermagem as percepções e significações sobre a vivência da disciplina Momento Integrador em seu processo de formação; identificar a partir do apreendido, subsídios para o aprimoramento das estratégias de ensino-aprendizagem da disciplina. Pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Foi realizada com 68 estudantes de enfermagem e as informações foram coletadas através de questionário com questões abertas em que o aluno respondia e entregava com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado. Para desvelar e desocultar as percepções dos acadêmicos segui os passos de análise de conteúdo de Bardin pela análise temática. Foram apreendidas duas Unidades de Contexto e seis Unidades de Significação. A compreensão da análise dos depoimentos aponta para a percepção dos alunos como sendo um momento de interação, inserção, integração, interdisciplinaridade, união de informações, além de criar opções, descobrir, tirar dúvidas, ir além, comunicar, educar, conviver e ampliar o conhecimento. Mostrou-se como instrumento potencializador do espírito investigativo, o qual alicerça a formação e desempenho profissional futuro.

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Como Citar

Zagonel, I. P. S. (2005). MOMENTO INTEGRADOR NO CURSO DE ENFERMAGEM: UMAESTRATÉGIA PARA FORMAR POTENCIAIS PESQUISADORES. Cogitare Enfermagem, 10(3). https://doi.org/10.5380/ce.v10i3.5380

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Artigo Original