MOMENTO INTEGRADOR NO CURSO DE ENFERMAGEM: UMAESTRATÉGIA PARA FORMAR POTENCIAIS PESQUISADORES

Ivete Palmira Sanson Zagonel

Resumo


Este estudo resulta da experiência vivenciada
ao longo de três semestres letivos na implementação da disciplina
Momento Integrador no Curso de Enfermagem. A
disciplina compõe a grade curricular do referido curso em
seis períodos consecutivos, com início no primeiro e término
no sexto período. Objetiva desvelar entre os acadêmicos
de enfermagem as percepções e significações sobre a
vivência da disciplina Momento Integrador em seu processo
de formação; identificar a partir do apreendido, subsídios
para o aprimoramento das estratégias de ensino-aprendizagem
da disciplina. Pesquisa exploratório-descritiva com
abordagem qualitativa. Foi realizada com 68 estudantes de
enfermagem e as informações foram coletadas através de
questionário com questões abertas em que o aluno respondia
e entregava com o Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido assinado. Para desvelar e desocultar as percepções
dos acadêmicos segui os passos de análise de conteúdo
de Bardin pela análise temática. Foram apreendidas duas
Unidades de Contexto e seis Unidades de Significação. A
compreensão da análise dos depoimentos aponta para a
percepção dos alunos como sendo um momento de
interação, inserção, integração, interdisciplinaridade, união
de informações, além de criar opções, descobrir, tirar dúvidas,
ir além, comunicar, educar, conviver e ampliar o conhecimento.
Mostrou-se como instrumento potencializador
do espírito investigativo, o qual alicerça a formação e desempenho
profissional futuro.

Palavras-chave


Enfermagem; Educação em enfermagem; Currículo de enfermagem; Nursing; Nursing education; Nursing curriculum; Enfermeria; Educación en enfermeria; Curriculum de enfermeria

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v10i3.5380 ';





Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

Versão eletrônica ISSN 2176-9133