MOMENTO INTEGRADOR NO CURSO DE ENFERMAGEM: UMAESTRATÉGIA PARA FORMAR POTENCIAIS PESQUISADORES
Resumo
Este estudo resulta da experiência vivenciada
ao longo de três semestres letivos na implementação da disciplina
Momento Integrador no Curso de Enfermagem. A
disciplina compõe a grade curricular do referido curso em
seis períodos consecutivos, com início no primeiro e término
no sexto período. Objetiva desvelar entre os acadêmicos
de enfermagem as percepções e significações sobre a
vivência da disciplina Momento Integrador em seu processo
de formação; identificar a partir do apreendido, subsídios
para o aprimoramento das estratégias de ensino-aprendizagem
da disciplina. Pesquisa exploratório-descritiva com
abordagem qualitativa. Foi realizada com 68 estudantes de
enfermagem e as informações foram coletadas através de
questionário com questões abertas em que o aluno respondia
e entregava com o Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido assinado. Para desvelar e desocultar as percepções
dos acadêmicos segui os passos de análise de conteúdo
de Bardin pela análise temática. Foram apreendidas duas
Unidades de Contexto e seis Unidades de Significação. A
compreensão da análise dos depoimentos aponta para a
percepção dos alunos como sendo um momento de
interação, inserção, integração, interdisciplinaridade, união
de informações, além de criar opções, descobrir, tirar dúvidas,
ir além, comunicar, educar, conviver e ampliar o conhecimento.
Mostrou-se como instrumento potencializador
do espírito investigativo, o qual alicerça a formação e desempenho
profissional futuro.
ao longo de três semestres letivos na implementação da disciplina
Momento Integrador no Curso de Enfermagem. A
disciplina compõe a grade curricular do referido curso em
seis períodos consecutivos, com início no primeiro e término
no sexto período. Objetiva desvelar entre os acadêmicos
de enfermagem as percepções e significações sobre a
vivência da disciplina Momento Integrador em seu processo
de formação; identificar a partir do apreendido, subsídios
para o aprimoramento das estratégias de ensino-aprendizagem
da disciplina. Pesquisa exploratório-descritiva com
abordagem qualitativa. Foi realizada com 68 estudantes de
enfermagem e as informações foram coletadas através de
questionário com questões abertas em que o aluno respondia
e entregava com o Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido assinado. Para desvelar e desocultar as percepções
dos acadêmicos segui os passos de análise de conteúdo
de Bardin pela análise temática. Foram apreendidas duas
Unidades de Contexto e seis Unidades de Significação. A
compreensão da análise dos depoimentos aponta para a
percepção dos alunos como sendo um momento de
interação, inserção, integração, interdisciplinaridade, união
de informações, além de criar opções, descobrir, tirar dúvidas,
ir além, comunicar, educar, conviver e ampliar o conhecimento.
Mostrou-se como instrumento potencializador
do espírito investigativo, o qual alicerça a formação e desempenho
profissional futuro.
Palavras-chave
Enfermagem; Educação em enfermagem; Currículo de enfermagem; Nursing; Nursing education; Nursing curriculum; Enfermeria; Educación en enfermeria; Curriculum de enfermeria
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v10i3.5380