ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO IDOSO: MODELO CONCEITUAL DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.53224

Palavras-chave:

Idoso, Cuidados de enfermagem, Enfermagem, Enfermagem primária, Atenção primária à saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo foi elaborar um modelo conceitual sobre o papel do enfermeiro na atenção primária à saúde do idoso. Foi realizada revisão e análise documental de 40 documentos normativos brasileiros que regulam a atenção primária e/ou relacionados ao idoso, com coleta de dados entre abril e agosto de 2015. As informações foram consensuadas nos quatro metaparadigmas da enfermagem. O ser humano foi a pessoa de >60 anos; a saúde/doença: o conjunto de fatores físicos, psicológicos, sociais, econômicos, culturais e ambientais que permeiam o envelhecimento; e o ambiente: atenção primária, um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde; o enfermeiro, apresenta responsabilidade de gerência e cuidado à saúde. O modelo reflete as concepções específicas do idoso, saúde/doença, ambiente, bem como as atribuições do enfermeiro na atenção primária.

Biografia do Autor

Darlene Mara dos Santos Tavares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária. Curso de Enfermagem. Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Publicado

28-09-2017

Como Citar

Dias, F. A., Gama, Z. A. da S., & Tavares, D. M. dos S. (2017). ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO IDOSO: MODELO CONCEITUAL DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 22(3). https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.53224

Edição

Seção

Artigo Original