Open Journal Systems

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM NA UTI-ADULTO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO

Fabieli Borges, Cristina Daiana Bohrer, Thais Vanessa Bugs, Anair Lazzari Nicola, Nelsi Salete Tonini, João Lucas Campos de Oliveira

Resumo


O objetivo foi dimensionar o quadro de pessoal de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva para adultos do Paraná e compará-lo com o quadro real existente. Pesquisa transversal, com uso de fonte documental. Os dados foram coletados sobre 122 dias ininterruptos prévios de junho a setembro de 2016 – referentes às características sociodemográficas, clínicas e pontuação diária do Nursing Activities Score da amostra (n=128) de pacientes; e aos trabalhadores do setor. Aos dados tabulados, procedeu-se análise estatística descritiva, aplicação de equação própria do dimensionamento de pessoal em terapia intensiva e ajuste do quantitativo dimensionado à categoria profissional segundo a nova Resolução do Conselho Federal de Enfermagem, nº 543/2017. A média do Nursing Activities Score da unidade foi 1514,89. Na comparação do quadro dimensionado (n=87) com o real (n=60), houve um déficit de 38 enfermeiros e superávit de 11 técnicos de enfermagem. O quadro de pessoal real não corresponde à necessidade de enfermeiros.

Palavras-chave


Downsizing organizacional; Unidades de terapia intensiva; Equipe de enfermagem; Administração de recursos humanos; Carga de trabalho.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v22i2.50306