NURSING STAFF DIMENSIONING AT THE ADULT ICU OF A PUBLIC TEACHING HOSPITAL

Authors

  • Fabieli Borges Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Cristina Daiana Bohrer Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Thais Vanessa Bugs Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Anair Lazzari Nicola Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Nelsi Salete Tonini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • João Lucas Campos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.50306

Keywords:

Personnel downsizing, Intensive care units, Nursing, team, Personnel management, Workload.

Abstract

The objective was to dimension the nursing staff at an Intensive Care Unit for adults in the state of Paraná and compare it with the existing staff. Cross-sectional research using a documentary source. The data were collected during 122 uninterrupted days between June and September 2016 – concerning the sociodemographic and clinical characteristics and daily Nursing Activities Score of the patient sample (n=128); and concerning the professionals working at the sector. The collected data were subject to descriptive statistical analysis, application of an intensive care staff dimensioning equation and adjustment of the dimensioned staff to the professional category according to the new Resolution by the Brazilian Federal Nursing Council, No.543/2017. The average Nursing Activities Score at the unit was 1514.89. The comparison between the dimensioned (n=87) and the actual staff (n=60) revealed a shortage of 38 nurses and a surplus of 11 nursing technicians. The actual staff does not correspond to the need for nurses.

Author Biographies

Fabieli Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista (modalidade Residência)em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica. Formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR (Bacharelado e Licenciatura.

Cristina Daiana Bohrer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Especialista, modalidade Residência, em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica. Enfermeira Residente em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.  Formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR (Bacharelado e Licenciatura.

Thais Vanessa Bugs, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Especialista, modalidade Residência, em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica. Enfermeira Residente em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.  Formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR (Bacharelado e Licenciatura.

Anair Lazzari Nicola, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), especialização em Administração Hospitalar pelo Centro Formador São Camilo (1985), especialização em Avaliação pela Universidade de Brasília (1999) , mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora Associada, nível A, do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem na especialidade Gerenciamento de enfermagem em clínica médica e cirúrgica. Docente na área de Gerenciamento em Enfermagem. Membro do Conselho do Centro de Ciência Biológicas e da Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa em Administração dos Serviços de Saúde e de Enfermagem.

Nelsi Salete Tonini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1984), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: sofrimento psiquico, saúde mental, família, enfermeiro e ESF, organização de serviços e Planejamento estratégico em serviços de saúde. Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade.

João Lucas Campos de Oliveira

Graduado em Enfermagem (2012) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na pesquisa, dedica-se principalmente aos seguintes temas: Gestão em Saúde e Enfermagem; Gestão e Avaliação da Qualidade em Saúde e Enfermagem. Estudante Pesquisador no Núcleo de Apoio em Liderança, Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Administração de Serviços de Saúde e de Enfermagem da UNIOESTE e do Núcleo de Pesquisa, Prática e Ensino em Gestão em Saúde (NUPPEGES-UEM). Atualmente é Doutorando no PSE/UEM e Docente Colaborador dos Curso de Graduação em Enfermagem e Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da UNIOESTE, atuando, em ambos, na área de Gestão dos Serviços de Saúde e de Enfermagem.

Published

2017-06-29

How to Cite

Borges, F., Bohrer, C. D., Bugs, T. V., Nicola, A. L., Tonini, N. S., & de Oliveira, J. L. C. (2017). NURSING STAFF DIMENSIONING AT THE ADULT ICU OF A PUBLIC TEACHING HOSPITAL. Cogitare Enfermagem, 22(2). https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.50306

Issue

Section

ORIGINAL ARTICLE