O ENFERMEIRO DOCENTE E O ENSINO DO CUIDADO DOMICILIAR NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Soriane Kieski Martins
  • Jania Jacson dos Santos Mathias
  • Marineli Joaquim Meier
  • Maria Ribeiro Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v10i2.5011

Palavras-chave:

Docentes, Ensino, Cuidados de enfermagem, Faculty, Teaching, Nursing care, Docente de Enfermería, Enseñanza, Cuidado

Resumo

Reflexão a respeito da necessidade de um enfoque diferenciado com relação ao cuidado e seus desdobramentos, especialmente o cuidado domiciliar, buscando despertar o olhar do docente de enfermagem para o ensino na graduação a partir das novas perspectivas surgidas com as mudanças que se apresentam no período de pós-modernidade. O estudo buscou contemplar os desafios emergentes em relação ao novo perfil do profissional de enfermagem e demonstrar a necessidade de uma re-elaboração do ensino, e, além disso, ressaltar a necessidade de um constante aprimoramento do docente enfermeiro como forma de atingir os objetivos aos quais se propõe. Considera, finalmente, a importância de que, dentro dessas perspectivas apontadas, formem-se profissionais de enfermagem conscientes da essencialidade do cuidado de enfermagem e da diferença que podem fazer como enfermeiros.

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Como Citar

Martins, S. K., Mathias, J. J. dos S., Meier, M. J., & Lacerda, M. R. (2005). O ENFERMEIRO DOCENTE E O ENSINO DO CUIDADO DOMICILIAR NA GRADUAÇÃO. Cogitare Enfermagem, 10(2). https://doi.org/10.5380/ce.v10i2.5011

Edição

Seção

Reflexão