INCLUSÃO DE DISCIPLINAS EM GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM SOBRE POPULAÇÕES TRADICIONAIS AMAZÔNICAS

Autores

  • Nadile Juliane Costa de Castro Núcleo de Altos Estudos Amazônicos /Universidade Federal do Pará
  • Inara Mariela da Silva Cavalcante Universidade Federal do Amapá
  • Ananda do Socorro Espíndola Palheta Faculdade Estácio-FCAT
  • Dayanne de Nazaré dos Santos Prefeitura de Acará

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49730

Palavras-chave:

Saúde coletiva, Grupos Étnicos, Instituições acadêmicas, Enfermagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar, à luz da interdisciplinaridade, a disciplina Saúde indígena e os conteúdos sobre a saúde das populações tradicionais amazônicas, nos cursos de graduação em enfermagem de universidades e faculdades da região Norte do Brasil. Nesta lógica, utilizou-se pesquisa realizada na plataforma eletrônica do Ministério da Educação e Cultura (E-MEC), no período de maio a julho de 2016, por meio de estudo de casos múltiplos. Foram identificados cursos em todos os Estados com um total de 69, sendo 11 públicos e 58 privados, destes 14 cursos apresentaram disciplinas sobre o tema, tais como: Saúde Indígena, Enfermagem na Atenção à Saúde Indígena, Assistência de Enfermagem às populações tradicionais da Amazônia, e Saúde das Populações Amazônicas. As matrizes e ementas possibilitaram identificar que há disciplinas curriculares sobre populações tradicionais, porém de modo limitado e concepções equidistantes de interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Nadile Juliane Costa de Castro, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos /Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em doenças tropicais NMT/UFPA. Especialista em saúde Pública. Foi professora da UFPA, UEPA, UNAMA e FCAT. Bolsista CNPQ 2005 a 2010. Atua na área de saúde pública, medicina preventiva, populações tradicionais e doenças tropicais.

Inara Mariela da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Amapá

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Asssitente da Universidade Federal de Amapá (UNIFAP). Mestre em Saúde e endemias da Amazônia. Pesquisa saúde de populações tradicionais, comunidades quilombolas e doenças transmissívies.

Ananda do Socorro Espíndola Palheta, Faculdade Estácio-FCAT

Acadêmica de Enfermagem. Coordenadora do Grupo CANOA de assistência a populações ribeirinhas.  Membro do Grupo de pesquisa GEAPA da Universidade do Estado do Pará.

Dayanne de Nazaré dos Santos, Prefeitura de Acará

Enfermeira, graduada pela universidade da Amazônia. Coordenadora da USF de Acará-PA. Pesquisa parasitologia e populações tradicionais.

Publicado

29-06-2017

Como Citar

de Castro, N. J. C., Cavalcante, I. M. da S., Palheta, A. do S. E., & dos Santos, D. de N. (2017). INCLUSÃO DE DISCIPLINAS EM GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM SOBRE POPULAÇÕES TRADICIONAIS AMAZÔNICAS. Cogitare Enfermagem, 22(2). https://doi.org/10.5380/ce.v22i2.49730

Edição

Seção

Artigo Original