ADESÃO DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS À TERAPÊUTICA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Sheila Silveira Costa Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Rita Arim Rosales Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS http://orcid.org/0000-0001-6470-9615
  • Janaína Amorim de Ávila Universidade Federal de Pelotas/UFPEL
  • Marlene Teda Pelzer Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Celmira Lange Universidade Federal de Pelotas/UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.47720

Palavras-chave:

Revisão, Idoso, Diabetes Mellitus, Terapêutica, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se identificar na literatura os fatores que influenciam a adesão do idoso com Diabetes Mellitus à terapêutica. Realizou-se revisão integrativa, com análise textual qualitativa. A busca ocorreu no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por publicações brasileiras, em oito bases de dados, no período de janeiro de 2002 a setembro de 2016. Selecionou-se 12 estudos, dos 187 encontrados, originando duas categorias: Fatores que influenciam positivamente a adesão do idoso com Diabetes Mellitus à terapêutica, e Fatores que influenciam negativamente a adesão do idoso com Diabetes Mellitus à terapêutica. Conclui-se a necessidade de mais estudos sobre a temática, pois foram encontradas apenas publicações com baixos níveis de evidências e a premência da intensificação no diálogo conscientizador com os idosos e suas famílias, no intuito de maximizar e/ou manter sua qualidade de vida, autonomia e independência.

Biografia do Autor

Sheila Silveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Rio Grande/FURG. Rio Grande, RS, Brasil. 

Rita Arim Rosales, Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Discente do curso de Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Rio Grande, RS, Brasil.

Janaína Amorim de Ávila, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Discente do Curso de Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Pelotas, RS, Brasil. 

Marlene Teda Pelzer, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Rio Grande, RS. Brasil. 

Celmira Lange, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Pelotas, RS. Brasil.

Publicado

28-07-2017

Como Citar

Costa, S. S., Rosales, R. A., de Ávila, J. A., Pelzer, M. T., & Lange, C. (2017). ADESÃO DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS À TERAPÊUTICA: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 22(3). https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.47720

Edição

Seção

Revisão