TRANSIÇÃO DO CUIDADO DO HOSPITAL PARA O DOMICÍLIO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Luciana Andressa Feil Weber Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maria Alice Dias da Silva Lima Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
  • Aline Marques Acosta Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS
  • Giselda Quintana Marques Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.47615

Palavras-chave:

Cuidado transicional, Alta do paciente, Continuidade da assistência ao paciente, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se identificar atividades dos enfermeiros na transição do cuidado do hospital para o domicílio a partir de evidências na literatura. Trata-se de revisão integrativa, realizada em agosto de 2015, mediante busca nas bases de dados PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, SCOPUS e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Foram selecionados 22 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Identificaram-se estudos de intervenção, pesquisas experimentais, quase-experimentais, em idosos e com doenças crônicas. Os resultados evidenciaram cinco categorias temáticas com as principais atividades dos enfermeiros na transição do cuidado: planejamento de cuidados para a alta; auxílio na reabilitação social; educação em saúde; articulação com os demais serviços; acompanhamento pós-alta. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento das práticas assistenciais e organização das atividades dos enfermeiros, promovendo coordenação do cuidado com foco na transição do hospital para o domicílio.

Publicado

28-07-2017

Como Citar

Weber, L. A. F., Lima, M. A. D. da S., Acosta, A. M., & Marques, G. Q. (2017). TRANSIÇÃO DO CUIDADO DO HOSPITAL PARA O DOMICÍLIO: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 22(3). https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.47615

Edição

Seção

Revisão