SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE ACORDO COM A TEORIA DE WANDA HORTA

Autores

  • Odisséia Fátima Perão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giseli Cristina Zandonadi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anita Hernández Rodrúguez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Moisés dos Santos Fontes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Regina Pereira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.45657

Palavras-chave:

Teoria de enfermagem, Segurança do paciente, Unidade de Terapia Intensiva, Assistência de enfermagem.

Resumo

Este artigo objetivou refletir sobre a segurança do paciente em Unidade de Terapia Intensiva associada à Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta, realizado em dezembro de 2015. Utilizou-se para o estudo a Cartilha dos 10 Passos para a Segurança do Paciente e as dimensões psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais da teoria. A escolha da Teoria se justifica pelo fato de seus elementos darem sentido ao cuidado de enfermagem em diferentes contextos como no ambiente crítico de cuidado. Resultou na elaboração de um quadro contendo a relação da Cartilha 10 Passos para Segurança do Paciente com a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta. Após a reflexão teórica, concluiu-se que existe conexão entre as necessidades básicas de Wanda Horta com os 10 Passos para a Segurança do Paciente, o que nos leva a inferir que a implementação adequada desta teoria sustenta um cuidado livre de riscos.

Biografia do Autor

Odisséia Fátima Perão, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Vale de Itajaí. Itajaí -SC-Brasil.

Giseli Cristina Zandonadi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Especialista em Estratégia Saúde da Família, Enfermagem do Trabalho e em Enfermagem Oncológica em Sistema de Rede. Enfermeira do trabalho da Unimed Litoral. Balneário Camboriú- SC- Brasil.

Anita Hernández Rodrúguez, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira Home Care.Florianópolis- SC- Brasil

Moisés dos Santos Fontes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro. Especialista em Estratégia Saúde da Família e em Ação Pedagógica em Enfermagem. Coordenador de Pronto Atendimento. Itajaí-SC-Brasil

Eliane Regina Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis – SC- Brasil.

Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis – SC- Brasil.

Publicado

2017-07-28

Como Citar

Perão, O. F., Zandonadi, G. C., Rodrúguez, A. H., Fontes, M. dos S., do Nascimento, E. R. P., & dos Santos, E. K. A. (2017). SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE ACORDO COM A TEORIA DE WANDA HORTA. Cogitare Enfermagem, 22(3). https://doi.org/10.5380/ce.v22i3.45657

Edição

Seção

Comunicação Livre