ESTRATÉGIAS PARA CAPACITAÇÃO AO CUIDADO EM TUBERCULOSE

Autores

  • Sonaly Melo de Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Rayla Patrícia da Silva Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Cíntia Raquel Batista de Andrade Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Anny Suelen dos Santos Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Tereza Cristina Scatena Villa Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)- Universidade de São Paulo (USP)
  • Érika Simone Galvão Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45339

Palavras-chave:

Capacitação em serviço, Tuberculose, Atenção Primária à saúde, Educação em saúde, Assistência ao paciente.

Resumo

Pesquisa quantitativa que objetivou descrever os componentes ligados à capacitação em tuberculose que tornam as equipes de saúde capazes de identificar estratégias de cuidado. Aplicou-se um questionário estruturado com 100 profissionais em 27 Unidades de Saúde no município de Natal, estado do Rio Grande do Norte, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014. Os dados foram analisados pelo programa estatístico Statistical Package for Social Sciences versão 22.0. Os resultados mostraram que 60% (n=60) dos profissionais utilizaram frequentemente o manual de diretrizes para o controle da tuberculose integrando a prática cotidiana; 73% (n=73) afirmaram que o envolvimento de especialistas em tuberculose é realizado por meio de referenciamento; 68% (n=68) repassam as informações sobre tuberculose a todos os usuários e 44% (n=44) das capacitações são realizadas esporadicamente. Conclui-se que há a necessidade de investimento em capacitação sistemática envolvendo também especialistas, visando o manejo e controle da tuberculose.

Biografia do Autor

Sonaly Melo de Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN-Brasil.

Rayla Patrícia da Silva Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN-Brasil.

Cíntia Raquel Batista de Andrade Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN-Brasil.

Anny Suelen dos Santos Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN-Brasil.

Tereza Cristina Scatena Villa, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)- Universidade de São Paulo (USP)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem .Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)- Universidade de São Paulo (USP)

Érika Simone Galvão Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da UFRN

Publicado

06-10-2016

Como Citar

de Macedo, S. M., Andrade, R. P. da S., Souza, C. R. B. de A., Andrade, A. S. dos S., Villa, T. C. S., & Pinto, Érika S. G. (2016). ESTRATÉGIAS PARA CAPACITAÇÃO AO CUIDADO EM TUBERCULOSE. Cogitare Enfermagem, 21(3). https://doi.org/10.5380/ce.v21i3.45339

Edição

Seção

Artigo Original