O PROCESSO DE RELAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ALUNO DE ENFERMAGEM E PACIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44854

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Relação de ajuda, Comunicação terapêutica.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, que teve o objetivo de compreender de que maneira ocorre o processo de relação interpessoal entre aluno de enfermagem e paciente, tendo os mesmos sido previamente instrumentalizados com conteúdos de relação de ajuda, comunicação humana e terapêutica. A análise permitiu evidenciar que a relação interpessoal ocorreu em três estágios interdependentes, com características específicas em cada um, os quais foram denominados aproximação, efetivação e ação. Notamos na descrição do processo da interação que os alunos mostraram habilidade para desenvolver a relação de ajuda, mas é necessário instrumentalizá-los para tal processo, aprendendo a respeitar as diferenças individuais e de organização, reconhecendo formas de abordagem e tipo de ambiente em que ocorre essa interação. Apesar de todas as interferências, o aluno teve um papel ativo quando demostrou que é possível transpor o estágio inicial ao ponto de alcançar o objetivo primordial da Enfermagem.

Biografia do Autor

Mariluci Alves Maftum, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Enfermagem.

  Vinculada à Universidade Federal do Paraná, Departamento de Enfermagem.

Verônica Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.

Vinculada à Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.

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Publicado

11-11-2024

Como Citar

Maftum, M. A., Stefanelli, M. C., & Mazza, V. A. (2024). O PROCESSO DE RELAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ALUNO DE ENFERMAGEM E PACIENTE. Cogitare Enfermagem, 4(2). https://doi.org/10.5380/ce.v4i2.44854

Edição

Seção

Artigo Original