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O PROCESSO DE RELAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ALUNO DE ENFERMAGEM E PACIENTE

Mariluci Alves Maftum, Maguida Costa Stefanelli, Verônica Azevedo Mazza

Resumo


Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, que teve o objetivo de compreender de que maneira ocorre o processo de relação interpessoal entre aluno de enfermagem e paciente, tendo os mesmos sido previamente instrumentalizados com conteúdos de relação de ajuda, comunicação humana e terapêutica. A análise permitiu evidenciar que a relação interpessoal ocorreu em três estágios interdependentes, com características específicas em cada um, os quais foram denominados aproximação, efetivação e ação. Notamos na descrição do processo da interação que os alunos mostraram habilidade para desenvolver a relação de ajuda, mas é necessário instrumentalizá-los para tal processo, aprendendo a respeitar as diferenças individuais e de organização, reconhecendo formas de abordagem e tipo de ambiente em que ocorre essa interação. Apesar de todas as interferências, o aluno teve um papel ativo quando demostrou que é possível transpor o estágio inicial ao ponto de alcançar o objetivo primordial da Enfermagem.

Palavras-chave


Relações interpessoais; Relação de ajuda; Comunicação terapêutica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v4i2.44854