A RELAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA COM O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v3i1.44256Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Curriculum, Enfermagem, Ensino, Serviços de saúde.Resumo
Considerando as diretrizes da nova proposta de formação do enfermeiro na Universidade Federal do Paraná, o grupo do estudo voltou sua atenção para o campo de trabalho da enfermagem em que se realizam os estágios. Buscou-se identificar estratégias para a interação entre o ensino de enfermagem e o processo de trabalho. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: a primeira constituiu-se de um diagnóstico da relação ensino-serviço, a segunda fase desenvolveu-se sob a forma de seminários tomando-se como base o relatório síntese da fase anterior, com a intenção de propiciar uma reflexão sobre a prática desenvolvida. O estudo indica que a construção coletiva de projetos de ação interinstitucionais de ensino/pesquisa/extensão no qual se inserem os estágios, poderá propiciar uma maior interação entre o ensino e o processo de trabalho.
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