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A RELAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA COM O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE

Maria Lourdes Gisi, Marineli Joaquim Meier, Sandra Mara Alessi Muntsch, Fátima Hamdar

Resumo


Considerando as diretrizes da nova proposta de formação do enfermeiro na Universidade Federal do Paraná, o grupo do estudo voltou sua atenção para o campo de trabalho da enfermagem em que se realizam os estágios. Buscou-se identificar estratégias para a interação entre o ensino de enfermagem e o processo de trabalho. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: a primeira constituiu-se de um diagnóstico da relação ensino-serviço, a segunda fase desenvolveu-se sob a forma de seminários tomando-se como base o relatório síntese da fase anterior, com a intenção de propiciar uma reflexão sobre a prática desenvolvida. O estudo indica que a construção coletiva de projetos de ação interinstitucionais de ensino/pesquisa/extensão no qual se inserem os estágios, poderá propiciar uma maior interação entre o ensino e o processo de trabalho.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; Curriculum; Enfermagem; Ensino; Serviços de saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v3i1.44256