A RELAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA COM O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE

Autores

  • Maria Lourdes Gisi
  • Marineli Joaquim Meier
  • Sandra Mara Alessi Muntsch
  • Fátima Hamdar

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v3i1.44256

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Curriculum, Enfermagem, Ensino, Serviços de saúde.

Resumo

Considerando as diretrizes da nova proposta de formação do enfermeiro na Universidade Federal do Paraná, o grupo do estudo voltou sua atenção para o campo de trabalho da enfermagem em que se realizam os estágios. Buscou-se identificar estratégias para a interação entre o ensino de enfermagem e o processo de trabalho. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: a primeira constituiu-se de um diagnóstico da relação ensino-serviço, a segunda fase desenvolveu-se sob a forma de seminários tomando-se como base o relatório síntese da fase anterior, com a intenção de propiciar uma reflexão sobre a prática desenvolvida. O estudo indica que a construção coletiva de projetos de ação interinstitucionais de ensino/pesquisa/extensão no qual se inserem os estágios, poderá propiciar uma maior interação entre o ensino e o processo de trabalho.

Downloads

Como Citar

Gisi, M. L., Meier, M. J., Muntsch, S. M. A., & Hamdar, F. A RELAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA COM O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE. Cogitare Enfermagem, 3(1). https://doi.org/10.5380/ce.v3i1.44256

Edição

Seção

Artigo Original