PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Layrianne Emmanuely Silva Rocha Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • Edna de Freitas Gomes Ruas Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • Jaciara Aparecida Dias Santos Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • Cássio de Almeida Lima Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • Jair Almeida Carneiro Departamento de Saúde Mental e Coletiva da Universidade Estadual de Montes Claros. Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).
  • Fernanda Marques da Costa Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.41750

Palavras-chave:

Úlcera por pressão, Prevenção de doenças, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivou-se avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre medidas de prevenção de úlceras por pressão em adultos e idosos. Pesquisa descritivo-exploratória e de abordagem quantitativa. Foi utilizado questionário estruturado, a partir do teste de conhecimento de Pieper. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2013. O software Statistical Package for the Social Sciences versão 18.0 subsidiou a análise descritiva e bivariada dos dados. Entre os 85 profissionais, a média global do teste aplicado foi 84,21% para os enfermeiros e de 68,42% para os técnicos de enfermagem. Apenas 22% dos enfermeiros acertaram mais que 90% do teste de conhecimento e apenas 12% dos técnicos atingiram essa nível. Houve diferença estatisticamente significante entre o maior tempo de serviço, maior idade e categoria profissional, indicando maior conhecimento, sobretudo pelos enfermeiros em alguns aspectos. Há deficiência de conhecimento, necessitando de intervenções educativas constantes e efetivas, a fim de melhorar a assistência.

Biografia do Autor

Layrianne Emmanuely Silva Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Montes Claros-MG-Brasil.

Edna de Freitas Gomes Ruas, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros-MG-Brasil.

Jaciara Aparecida Dias Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Acadêmica do Curso de Graduação em Medicina. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros-MG-Brasil.

Cássio de Almeida Lima, Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Enfermeiro. Pós-Graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros-MG-Brasil.

Jair Almeida Carneiro, Departamento de Saúde Mental e Coletiva da Universidade Estadual de Montes Claros. Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Médico. Doutorando em Ciências da Saúde. Professor do Departamento de Saúde Mental e Coletiva da Universidade Estadual de Montes Claros. Professor das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc). Montes Claros-MG-Brasil.

Fernanda Marques da Costa, Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Professora das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc). Montes Claros-MG-Brasil. 

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Silva Rocha, L. E., de Freitas Gomes Ruas, E., Dias Santos, J. A., de Almeida Lima, C., Almeida Carneiro, J., & Marques da Costa, F. (2015). PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 20(3). https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.41750

Edição

Seção

Artigo Original