USO DE DROGAS PISCOTRÓPICAS POR ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Bruno Miranda Pereira Escola Estadual Padre Matias Lobato
  • Karolyne Araújo Resende Enfermeira da Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste Dona Lindu (UFSJ-CCO).
  • Cecília Godoi Campos Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais - Gerência Regional de Saúde Centro-Oeste
  • Sebastião Júnior Henrique Duarte
  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
  • Richardson Miranda Machado Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.40945

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Detecção do abuso de substâncias, Comportamento do adolescente, Transtornos mentais.

Resumo

Objetivou-se identificar a associação entre características sociodemográficas e o uso de álcool e outras drogas por adolescentes de escolas públicas municipais. Pesquisa exploratória, realizada no primeiro semestre de 2014. Participaram 480 escolares em Divinópolis, Minas Gerais, selecionados por amostra não-probabilística, que responderam individualmente a um questionário elaborado pelos autores e ao Drug Use Screening Inventory. A análise ocorreu pela estatística descritiva e bivariada. Os resultados apontaram a predominância do sexo masculino (51,9%), com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (52,7%). Usam analgésicos (43,9%), álcool (39,5%) e tabaco (9,7%). Quanto às variáveis que favoreciam o uso de drogas, a escassez de lazer e recreação apresentaram a maior frequência entre problemas relatados. Os achados indicam a necessidade da implementação de políticas voltadas à saúde integral dos adolescentes, em especial às atividades culturais, esportivas, laborais e lúdicas, como medidas na prevenção e enfrentamento ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

Biografia do Autor

Bruno Miranda Pereira, Escola Estadual Padre Matias Lobato

Aluno do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Matias Lobato. Bolsista de Iniciação Científica Júnior PIBIC/FAPEMIG/UFSJ/CCO. 

Karolyne Araújo Resende, Enfermeira da Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste Dona Lindu (UFSJ-CCO).

Enfermeira na Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da Universidade Federal de São João Del-Rei Campus Centro Oeste Dona Lindu (UFSJ-CCO). Graduada em Enfermagem pela UFSJ, atuou como Enfermeira no Hospital São João de Deus em Divinópolis-MG. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes "Da Loucura a Ciência" de 2010 a 2013, onde desenvolveu e ministrou Oficinas de Oralidade e Comunicação Estratégica e Oficinas de Escrita Científica e participou de projetos de pesquisa. Participa como voluntária no Projeto de Pesquisa: Padrão de Uso de Álcool por Estudantes Universitários.

Sebastião Júnior Henrique Duarte

Possui graduação em Enfermagem Geral pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000) , Especialização em Saúde da Família (2002) e Educação profissional na área da saúde: Enfermagem (2003) pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ/ENSP), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Doutorado em Ciências da Saúde com ênfase em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP - 2010). É docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, atuando no ensino da graduação e pós-graduação Mestrado em Enfermagem, principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde e Saúde Sexual e Reprodutiva. Líder do Grupo de pesquisa Atenção à Saúde de Indivíduos e Coletividades (ASICO). Credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, Escola de Saúde Pública Dr Jorge David Nasser, com experiência em Saúde da Família. Conselheiro no Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) gestão 2012/2015.

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Pós-doutorado em Ciência da Informação - ECI/UFMG. Doutorado em Ciência da Informação - ECI/UFMG, Mestrado em Ciências da Saúde/ Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa Gestão e Organização de serviços de Saúde - UFSJ/CCO. Atualmente tem trabalhado com os temas: Informação e Tecnologias da Informação em Saúde, Planejamento e Avaliação de serviços de saúde, Política de Informação em Saúde, Educação a Distância. Coordenador do Curso de Esecialização de Gestão em Saúde na modalidade a Distânicia. Representante institucional da UFSJ na UNASUS. Orientador de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSJ - Orientador de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSJ . Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste - Dona Lindu.

Richardson Miranda Machado, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP/2010). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005). Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2002). Extensão Universitária em Psicologia della Salute, Psichiatria e Amministrazione Pubblica pela Universita di Bologna, UNIBO, Bologna, Itália. Extension en Promoción de la Salud por la Universidad de Concepción, UC, Concepción, Chile. Training in Health Research, York University, YU, Toronto, Canadá. Coordenador do Mestrado Acadêmico em Enfermagem e Professor Adjunto de Psiquiatria da Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG.

Publicado

2015-12-04

Como Citar

Pereira, B. M., Resende, K. A., Campos, C. G., Duarte, S. J. H., Cavalcante, R. B., & Machado, R. M. (2015). USO DE DROGAS PISCOTRÓPICAS POR ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS. Cogitare Enfermagem, 20(4). https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.40945

Edição

Seção

Artigo Original