PROTOCOLO DE ENFERMAGEM PARA AS ALTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS E ESPIRITUAIS DA PESSOA COM COLOSTOMIA

Autores

  • Elaine Soares da Silva Secretaria de Saúde do Espírito Santo
  • Denise Silveira de Castro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Walckiria Garcia Romero Universidade Federal do Espírito Santo
  • Telma Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba
  • Candida Caniçali Primo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.40664

Palavras-chave:

Colostomia, Processos de enfermagem, Classificação, Terminologia, Teoria de Enfermagem

Resumo

Pesquisa exploratório-descritiva, realizada em 2013, com objetivo de elaborar um protocolo de assistência de enfermagem contendo os diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem, relacionados às necessidades psicossociais e psicoespirituais da pessoa com colostomia. Elaborou-se 47 diagnósticos/resultados e 57 intervenções de enfermagem utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, organizados segundo o referencial teórico de Wanda de Aguiar Horta. Concluiu-se que a pessoa com colostomia se apresenta fragilizada e demanda cuidados de enfermagem específicos, individualizados, devido a aflições, medos e mudanças em seu estilo de vida. Esta classificação de enfermagem é de fácil utilização e a sua associação com as necessidades humanas básicas permitiu perceber a pessoa com colostomia de maneira integral, para além das técnicas e
procedimentos de enfermagem.

Biografia do Autor

Elaine Soares da Silva, Secretaria de Saúde do Espírito Santo

Enfermeira, Mestre em enfermagem. Enfermeira da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil.

Denise Silveira de Castro, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil.

Walckiria Garcia Romero, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira, Doutora em Fisiologia. Professora do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. 

Telma Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Diretora do Centro CIPE® do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Candida Caniçali Primo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq: CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Publicado

2015-09-18

Como Citar

Silva, E. S. da, Castro, D. S. de, Romero, W. G., Garcia, T. R., & Primo, C. C. (2015). PROTOCOLO DE ENFERMAGEM PARA AS ALTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS E ESPIRITUAIS DA PESSOA COM COLOSTOMIA. Cogitare Enfermagem, 20(3). https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.40664

Edição

Seção

Artigo Original