PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM

Cristiano Caveião, Ivete Palmira Sanson Zagonel, Izabel Cristina Meister Coelho, Aida Maris Peres, Juliana Helena Montezeli

Resumo


Este estudo objetivou identificar o processo de aprendizado de Administração em Enfermagem no
cotidiano de formação, na perspectiva de docentes dessa disciplina. Estudo exploratório- descritivo com abordagem
qualitativa, realizado entre julho e setembro de 2012, com docentes de cinco Instituições de Ensino Superior,
privadas e seis públicas do sul do Brasil. A análise de conteúdo das entrevistas de 25 docentes permitiu a emersão
de duas categorias: processo de aprendizado no cotidiano de formação de Administração em Enfermagem e
avaliação do processo de aprendizado de Administração em Enfermagem. Os resultados indicam que persistem
currículos compartimentalizados, os cursos carecem de diversificação de cenários de prática e formação docente
específica, aparece a utilização de estratégias/metodologias ativas. Indica recomendações às instituições de
ensino e aos docentes para a melhoria das ações no processo de aprendizado em Administração em Enfermagem. 


Palavras-chave


Pesquisa em administração de enfermagem; Educação superior; Docentes de enfermagem; Prática do docente de enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v20i1.40628 ';





Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

Versão eletrônica ISSN 2176-9133