PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Cristiano Caveião
  • Ivete Palmira Sanson Zagonel
  • Izabel Cristina Meister Coelho
  • Aida Maris Peres
  • Juliana Helena Montezeli

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i1.40628

Palavras-chave:

Pesquisa em administração de enfermagem, Educação superior, Docentes de enfermagem, Prática do docente de enfermagem.

Resumo

Este estudo objetivou identificar o processo de aprendizado de Administração em Enfermagem no
cotidiano de formação, na perspectiva de docentes dessa disciplina. Estudo exploratório- descritivo com abordagem
qualitativa, realizado entre julho e setembro de 2012, com docentes de cinco Instituições de Ensino Superior,
privadas e seis públicas do sul do Brasil. A análise de conteúdo das entrevistas de 25 docentes permitiu a emersão
de duas categorias: processo de aprendizado no cotidiano de formação de Administração em Enfermagem e
avaliação do processo de aprendizado de Administração em Enfermagem. Os resultados indicam que persistem
currículos compartimentalizados, os cursos carecem de diversificação de cenários de prática e formação docente
específica, aparece a utilização de estratégias/metodologias ativas. Indica recomendações às instituições de
ensino e aos docentes para a melhoria das ações no processo de aprendizado em Administração em Enfermagem. 

Publicado

31-03-2015

Como Citar

Caveião, C., Zagonel, I. P. S., Coelho, I. C. M., Peres, A. M., & Montezeli, J. H. (2015). PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 20(1). https://doi.org/10.5380/ce.v20i1.40628

Edição

Seção

Artigo Original