PRODUÇÃO DO PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Denise Zocche Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Altamir Trevisan Dutra Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.40339

Palavras-chave:

Educação continuada, Gestão em saúde, Formação de recursos humanos, Políticas públicas.

Resumo

Relato da experiência de elaboração do Plano de Ações Regionais de Educação Permanente em Saúde na macrorregião oeste do estado de Santa Catarina em 2014, mediante o olhar dos representantes dos gestores da saúde e da educação, dos trabalhadores da saúde, das instituições formadoras e do controle social – quadrilátero da formação. A oficina contou com a representação dos 26 municípios da região, tendo representados os segmentos que compõem a Comissão de Integração Ensino Serviço. Após concluídos os trabalhos de grupos, todos se reuniram em plenária para aprovação das propostas que emergiram. Destacou-se a pouca representatividade do controle social em cada um dos municípios, a presença de Secretários Municipais da Educação e a participação da categoria profissional enfermagem, representando as instituições formadoras. A experiência confirmou os pressupostos do quadrilátero e as discussões geraram oportunidades significativas de encontros, traduzindo a complexidade, a riqueza e a potência dos movimentos de Educação Permanente.

Biografia do Autor

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Denise Zocche, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Altamir Trevisan Dutra, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Educador Físico. Doutor em Saúde Coletiva, Professor da Área de Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapeco), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

18-09-2015

Como Citar

Vendruscolo, C., Zocche, D., & Dutra, A. T. (2015). PRODUÇÃO DO PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO OESTE CATARINENSE. Cogitare Enfermagem, 20(3). https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.40339

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso