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PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Francisco Gilberto Fernandes Pereira, Joselany Áfio Caetano, Juliana Faheina Moreira, Márcia Barroso Camilo Ataíde

Resumo


Objetivou-se compreender a importância das práticas educativas em saúde na formação de
acadêmicos de enfermagem, por meio de um estudo descritivo qualitativo, realizado entre os meses de setembro
a outubro de 2014 com cinquenta estudantes de enfermagem. As informações foram coletadas por entrevista
semiestruturada, os depoimentos organizados e analisados conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. Foram
respeitadas as normas éticas por meio do parecer 889.504. Emergiram os três discursos-síntese, ancorados nas
seguintes ideias centrais: conceito de Educação em Saúde; importância das práticas educativas na formação
acadêmica; e, dificuldades ao executar atividades educativas. Nota-se que há convergências entre o modelo
biomédico e a execução das atividades educativas, no entanto é evidenciada como importante ferramenta de
construção profissional. Por fim, conclui-se que a Educação em Saúde ocupa posição de destaque na formação
de acadêmicos de enfermagem, no entanto, sendo necessário rediscutir seu conceito.


Palavras-chave


Educação em saúde; Estudantes de enfermagem; Promoção da saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v20i2.39767