PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Francisco Gilberto Fernandes Pereira Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Joselany Áfio Caetano Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Faheina Moreira Hospital Regional Unimed Ceará
  • Márcia Barroso Camilo Ataíde Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i2.39767

Palavras-chave:

Educação em saúde, Estudantes de enfermagem, Promoção da saúde.

Resumo

Objetivou-se compreender a importância das práticas educativas em saúde na formação de
acadêmicos de enfermagem, por meio de um estudo descritivo qualitativo, realizado entre os meses de setembro
a outubro de 2014 com cinquenta estudantes de enfermagem. As informações foram coletadas por entrevista
semiestruturada, os depoimentos organizados e analisados conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. Foram
respeitadas as normas éticas por meio do parecer 889.504. Emergiram os três discursos-síntese, ancorados nas
seguintes ideias centrais: conceito de Educação em Saúde; importância das práticas educativas na formação
acadêmica; e, dificuldades ao executar atividades educativas. Nota-se que há convergências entre o modelo
biomédico e a execução das atividades educativas, no entanto é evidenciada como importante ferramenta de
construção profissional. Por fim, conclui-se que a Educação em Saúde ocupa posição de destaque na formação
de acadêmicos de enfermagem, no entanto, sendo necessário rediscutir seu conceito.

Publicado

28-06-2015

Como Citar

Pereira, F. G. F., Caetano, J. Áfio, Moreira, J. F., & Ataíde, M. B. C. (2015). PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 20(2). https://doi.org/10.5380/ce.v20i2.39767

Edição

Seção

Artigo Original