AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento da disciplina ‘Enfermagem e Pesquisa’ na modalidade a
distância em Curso de Graduação em Enfermagem, caracterizando as similaridades e as diferenças em relação ao ensino
presencial. Teve abordagem quantitativa do tipo exploratória-descritiva realizada com 60 estudantes da disciplina na
modalidade presencial e 53 a distância de universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu
em 2012 e 2013 por questionário e dados do ambiente vir tual, analisados pela estatística descritiva (nível de significância
de 5%). Os estudantes das turmas a distância apresentaram maior proporção de profissionalização, comparados
com as turmas presenciais (p=0,007). A comunicação por correio eletrônico foi predominante com o envio de 266
mensagens solicitando esclarecimentos sobre exercícios. Conclui-se que existem similaridade snas avaliações das turmas
nas duas modalidades de ensino, sendo que a modalidade a distância é uma alternativa aos estudantes trabalhadores.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v20i2.39689