AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Luísa Petersen Cogo Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Petró Valli Escola de Enfermagem - UFRGS
  • Débora Marie da Silva Bonmann Escola de Enfermagem-UFRGS
  • Jamile Araujo Durlo Escola de Enfermagem-UFRGS
  • Karema da Conceição Pereira Escola de Enfermagem-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i2.39689

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação a distância, Estudantes de enfermagem, Internet, Tecnologia educacional.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento da disciplina ‘Enfermagem e Pesquisa’ na modalidade a
distância em Curso de Graduação em Enfermagem, caracterizando as similaridades e as diferenças em relação ao ensino
presencial. Teve abordagem quantitativa do tipo exploratória-descritiva realizada com 60 estudantes da disciplina na
modalidade presencial e 53 a distância de universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu
em 2012 e 2013 por questionário e dados do ambiente vir tual, analisados pela estatística descritiva (nível de significância
de 5%). Os estudantes das turmas a distância apresentaram maior proporção de profissionalização, comparados
com as turmas presenciais (p=0,007). A comunicação por correio eletrônico foi predominante com o envio de 266
mensagens solicitando esclarecimentos sobre exercícios. Conclui-se que existem similaridade snas avaliações das turmas
nas duas modalidades de ensino, sendo que a modalidade a distância é uma alternativa aos estudantes trabalhadores.

Biografia do Autor

Ana Luísa Petersen Cogo, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem, Educação e Tecnologia (GEPEETec)

Gabriela Petró Valli, Escola de Enfermagem - UFRGS

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista CAPES, Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem, Educação e Tecnologia (GEPEETec).

Débora Marie da Silva Bonmann, Escola de Enfermagem-UFRGS

Enfermeira Graduada na Escola de Enfermagem UFRGS

Jamile Araujo Durlo, Escola de Enfermagem-UFRGS

Enfermeira Graduada na Escola de Enfermagem UFRGS

Karema da Conceição Pereira, Escola de Enfermagem-UFRGS

Enfermeira Graduada na Escola de Enfermagem UFRGS, Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem, Educação e Tecnologia (GEPEETec)

Publicado

28-06-2015

Como Citar

Cogo, A. L. P., Valli, G. P., Bonmann, D. M. da S., Durlo, J. A., & Pereira, K. da C. (2015). AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 20(2). https://doi.org/10.5380/ce.v20i2.39689

Edição

Seção

Artigo Original